Coimbra

Jardim Botânico da Universidade de Coimbra promove viagem pela história e pelos sentidos (com vídeo)

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 05-12-2022

O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC) convida os visitantes a embarcarem numa “viagem” pelos 250 anos de história deste espaço, ao mesmo tempo que os desafia a deixarem-se envolver pelo misto de aromas e fragâncias que encontram no Jardim Sensorial, uma das suas novas atrações.

PUBLICIDADE

Inaugurada esta segunda-feira, a exposição de fotografia “A Imagem do Jardim” celebra os 250 anos do JBUC e da reforma pombalina da Universidade de Coimbra (UC). Através de 20 imagens, que se encontram distribuídas pelo jardim, ao ar livre, dá a conhecer um resumo da longa história deste jardim que, como sublinhou o reitor da UC, Amílcar Falcão, “é um dos mais interessantes a nível nacional e internacional pelas espécies que aqui se encontram”.

Na sessão evocativa, destacou a evolução que o Jardim Botânico registou ao longo destes 250 anos, tanto em termos educativos como de lazer, assim como enalteceu também a ligação que tem aos países lusófonos.

PUBLICIDADE

Amílcar Falcão sublinhou que este é um jardim que merece “todo o carinho da UC e da cidade” e assegura que a UC irá “continuar a investir” neste espaço, um “ativo precioso” que tentará sempre melhorar.

A diretora do JBUC, Teresa Girão, também deu conta da grande evolução verificada neste espaço histórico, um “jardim cheio de jardins dentro”.

PUBLICIDADE

publicidade

Sobre a exposição, espera que cada imagem permita fazer essa ligação entre passado e presente, promovendo a reflexão “sobre as mudanças sofridas e sobre as histórias que as acompanha”.

A fotografia mais antiga da exposição remonta a 1859 e foi captada por Antero Frederico de Seabra. A imagem integra a coleção de Alexandre Ramires e revela espaços e estruturas já esquecidas, como a antiga estufa.

“A sucessão de fotografias transporta-nos numa viagem pelo tempo. Desde o início do Jardim, à história mais recente que muitos ainda recordam, como o nevão de 1983, até à última grande intervenção, a reabilitação da Estufa Tropical”, destaca Teresa Girão.

Depois do percurso pelas 20 fotografias, que podem ser visitadas gratuitamente até 10 de março de 2023, entre as 9h00 as 17h30, decorreu a visita ao recém-criado Jardim Sensorial, onde os visitantes podem agora sentir o aroma de diversas fragâncias e as diferentes texturas das plantas, assim como podem redescobrir também as diversas plantas utilizadas na nossa alimentação e culinária.

 “Cheire, toque, prove, observe e descubra os sons à sua volta. Deixe-se envolver e desfrute”, convida este Jardim Sensorial.

Veja o vídeo do direto NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE