Coimbra

“Assédio(s) no Ensino Superior” é tema de  seminário na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra 

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 03-12-2022

 A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) organiza, na segunda-feira (dia 5 de dezembro), o “III  Seminário Internacional Assédio(s) no Ensino Superior – Políticas e práticas de intervenção nas comunidades  educativas”, reunião online que, de acordo com o programa disponível, junta especialistas de Portugal, Espanha e  Brasil. 

PUBLICIDADE

Eva Gómez Pérez (Faculdade de Educação da Universidade da Cantábria) é a convidada para proferir a primeira  conferência do dia (às 9h30), intitulada “Assédio e poder nas relações interpessoais”, isto logo após a sessão de  abertura do congresso (às 9h00), dirigida pelo Presidente da ESEnfC, Fernando Amaral. 

“Voz(es), silêncio(s) e movimentos de (des)ocultação de violências” (11h00 – 13h00) e “Boas práticas na prevenção  do(s) assédio(s) no ensino superior” (14h30 – 16h00) são os temas dos painéis seguintes, onde serão discutidos  assuntos como o “Sexismo – Preditor de violência”, as “Representações dos/as estudantes relativamente ao assédio  sexual”, ou a “Saúde mental e sua relação com a violência no namoro em jovens universitários” – ver programa

PUBLICIDADE

Antes da sessão de encerramento, Alexandra Silva (Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres)  dissertará sobre o tópico “Stop ao assédio – Uma possibilidade ou uma utopia” (conferência entre as 16h00 e as  17h00). 

Será, então, lançada uma campanha de sensibilização sobre Prevenção do(s) Assédio(s), dinamizada pelo projeto  (O)Usar & Ser Laço Branco. E, a terminar, terão lugar, no Polo B da ESEnfC (em São Martinho do Bispo), as  comemorações do 15º aniversário deste projeto, que tem como missão prevenir a violência entre pares, a começar  pelo namoro, promovendo o fortalecimento da liberdade, da igualdade de género, do humanismo, da cidadania  ativa, da cooperação e, ainda, dando mais poder aos jovens. 

PUBLICIDADE

publicidade

Desde 2007 que, sob a divisa “Um não à violência entre os pares”, o projeto (O)Usar & Ser Laço Branco sensibilizou  dezenas de milhares de pessoas, entre estudantes do ensino secundário e superior, encarregados de educação e  professores. Com estratégias de intervenção que passam pelo teatro do oprimido e pela educação por pares. 

O “III Seminário Internacional Assédio(s) no Ensino Superior – Políticas e práticas de intervenção nas comunidades  educativas” é organizado no âmbito do projeto “(O)Usar & Ser Laço Branco” e do projeto “Género, Saúde e  Desenvolvimento”, inscrito na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem, da ESEnfC. 

Mais informações estão disponíveis no sítio do evento na Internet, em www.esenfc.pt/event/lacobranco2022.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE