Coimbra

Ministro da Saúde assegura que Coimbra terá nova maternidade em 2025 (com vídeo)

Zilda Monteiro | 1 ano atrás em 20-11-2022

O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, assegurou, este domingo, em Coimbra, que a cidade terá uma nova maternidade em 2025.

PUBLICIDADE

“O concurso da obra será lançado ainda em 2023 e em 2025 teremos uma nova maternidade em Coimbra, cumprindo uma promessa (com um atraso de décadas) de tornar mais moderno o atendimento materno-infantil”, anunciou, durante o congresso federativo do Partido Socialista (PS) de Coimbra, que decorreu no Hotel Vila Galé.

Manuel Pizarro explicou que vai ser anunciado, ainda este ano, “qual é o consórcio vencedor para a nova maternidade”, que será edificada junto ao Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC). Sobre esta localização, considera que “não há nenhuma dúvida técnica de que as maternidades modernas devem estar instaladas junto aos hospitais centrais”. Apesar da gravidez não ser uma doença, considera que é importante que as maternidades estejam próximas dos hospitais, de forma a que, no caso de as futuras mães precisarem de apoio médico diferenciado, lhe possa ser assegurado o necessário apoio.

PUBLICIDADE

Anunciou ainda que vão começar, “a muito breve prazo, as obras de remodelação da urgência do CHUC, que estão já adjudicadas”.

Esses são apenas alguns dos investimentos que, como disse, estão previstos para Coimbra na área da saúde. Manuel Pizarro enalteceu a “reforma, reforço e requalificação do Serviço Nacional de Saúde (SNS)” e explicou que é “especialmente gratificante falar disto no distrito de António Arnaut, a quem devemos o ato generoso e visionário de criar o SNS”.

PUBLICIDADE

publicidade

O ministro da Saúde anunciou que o SNS terá “o maior orçamento de sempre” no próximo ano, “quase 15 mil milhões de euros, 10% de aumento em relação ao de 2022”. Sublinhou que esse dinheiro vai ser colocado “ao serviço das pessoas, melhorando e requalificando o SNS”, o que passará pela valorização da carreira dos profissionais e pela melhoria das infraestruturas e equipamentos.

Veja o vídeo do direto NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE