Cidade

Coimbra com três semanas de atrações culturais para assinalar quadra natalícia (com vídeos)

Bruna Correia | 1 ano atrás em 15-11-2022

Coimbra está em contagem decrescente para a quadra natalícia com a programação do evento “Baixa Natal 22: No Coração da Cidade”. Além da inauguração da iluminação de Natal (dia 1 de dezembro), até 23 de dezembro a cidade terá música, atividades performativas, atrações culturais e um Mercado de Natal, na Praça do Comércio.

PUBLICIDADE

Enquanto que em 2019 o investimento para as festividades foi de 83.700 euros, este ano é de 31.170 euros.

Além da Praça do Comércio, a Praça 8 de Maio, o Mercado Municipal D. Pedro V e o Largo da Freiria serão os palcos principais das cerca de 60 atividades que, ao longo de três semanas, dirigem-se a todos os públicos.

PUBLICIDADE

“Baixa Natal 22: No Coração da Cidade” é uma coorganização do Município de Coimbra, do Mercado Municipal D. Pedro V, da União de Freguesias de Coimbra (UFC) e da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), contando com a parceria de várias entidades, ao nível do desenho da programação, nomeadamente, Rádio Baixa, THE LOOPco., Coola Boola – Colab, Associação Há Baixa, Jazz ao Centro Clube, Col.Eco, Diocese de Coimbra e Escola de Hotelaria de Coimbra em torno da temática natalícia.

Na Praça do Comércio, além da programação que vai decorrer na Igreja de São Tiago, THE LOOPco, promovida pelo Coola Boola  Colab, realiza-se a  Feira de Artesanato Urbano (dia 3), o espetáculo noturno de dança “O Baile dos Candeeiros”, pela Associação Cultural Radar 360.º (dia 4), e o Mercado de Natal de 8 a 23 de dezembro, em colaboração com a União de Freguesias de Coimbra, que terá um conjunto de ateliers permanentes para crianças e a Casa do Pai Natal.

PUBLICIDADE

publicidade

A Praça 8 de Maio vai ser palco das ações na área da música, já que estende as iniciativas, para além da Praça, ao Átrio e ao Salão Nobre dos Paços do Município e à Igreja de Santa Cruz. Estes espaços vão contar com concertos pelo Coimbra Gospel Choir (dia 01), o coro infantil Coimbra Cantat, que vai protagonizar “Um Conto de Natal” (dia 11), os Mano a Mano, que apresentam “Disco de Natal” (dias 17 e 18) e o Coro Sinfónico Inês de Castro & Coimbra Cantat, com um concerto programado para 23 de dezembro, na Igreja de Santa Cruz.

A programação do Mercado Municipal D. Pedro V relaciona a música e a poesia com os sabores que o espaço disponibiliza a quem o visita. No palco do Mercado D. Pedro V vai decorrer o espetáculo de poesia Wine & Poetry: “Poetas do Povo – É Urgente o Amor”, com André Gago, Nuno Guedes e Filipa Valentim, a que se vai associar uma prova de vinhos (dia 10).

Segue-se o Quarteto de Cordas da Tuna Académica da Universidade de Coimbra (dia 13), uma sessão de cinema infantil – Cinema Gigante – e um concerto de Jazz, a cargo da banda “Goduo” (ambos no dia 17), o espetáculo de Natal criado pela Filarmónica União Taveirense (dia 23) e uma Noite Branca com DJ, também, no último dia do evento.

O Palco Rádio Baixa (instalado no Largo da Freiria) é o espaço da música alternativa e independente nesta programação que vai contar com Dj’s de Coimbra.

Durante os três sábados (dias 3, 10 e 17), Heartcore, Assafrão, Octopussyvew, João André Oliveira, Inês Rodrigues, Mariana Roque e Arnaldo Moura levam ao Lago da Freiria sonoridades de música experimental, ambient, world, clássica, eletrónica, breaks, dub, drum & bass, hip hop, beats, R&B, soul, funk ou house.

Em cada artéria da Baixa vão haver arruadas com animação itinerante (diariamente, às 11h30 e às 14h30), onde marcam presença as artes circenses e outras performances. Vão ser disso exemplo as apresentações dos Dixie Gringos e um desfile pela Trincheira Teatro (ambos no dia 17).

Estão ainda previstas duas visitas orientadas (dias 8 e 10, em parceria com a APBC), o concerto no Salão Brazil, pela Big Band Rags da Tuna Académica da Universidade de Coimbra (dia 12), diversas oficinas promovidas pela Associação Há Baixa e a habitual programação de férias escolares dirigida ao público infantojuvenil, nos diferentes núcleos do Museu Municipal de Coimbra e no Centro de Arte Contemporânea de Coimbra.

A Rota das Tabernas volta a marcar encontro com os apreciadores da gastronomia tradicional portuguesa, desta vez, dedicada à época natalícia, na “Adega do Paço do Conde” (dia 14). Já a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra vai acolher mais uma edição do ciclo de jantares temáticos “Sabores da Escrita” (dia 16). Os interessados em aderir a ambos os jantares devem proceder a inscrição, através do telefone 239702630 ou do e-mail dct@cm-coimbra.pt.

As atividades dirigidas ao público infantojuvenil, organizadas pela Câmara Municipal de Coimbra, vão decorrer também em espaços municipais, designadamente, no Convento São Francisco, na Casa Municipal da Cultura (Biblioteca Infantil/Ludoteca), nos polos de Almalaguês, Assafarge, Brasfemes e Souselas integrados na Rede de Bibliotecas Anexas Municipais, na Casa da Escrita, no Museu Municipal de Coimbra (Edifício Chiado, Torre de Almedina, Torre de Anto e Sala da Cidade) e no Centro de Arte Contemporânea. A participação nas atividades para os mais pequenos está sujeita a inscrição prévia (via telefone, e-mail ou junto dos espaços onde as oficinas e as sessões de contos se realizarão).

Para Paulo Pires, chefe de Divisão da Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Coimbra, o objetivo é “ter uma programação eclética, diversificada e que se espalha por diversos pontos da Baixa”.

Veja os vídeos do NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE