Saúde

Genéricos antidiabéticos irão gerar poupança superior a 600 milhões de euros até 2025

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 14-11-2022

Hoje, 14 de novembro, data em que se assinala o Dia Mundial da Diabetes, a APOGEN – Associação Portuguesa de Medicamentos Genéricos e Biossimilares alerta para a necessidade de aumentar o acesso da população às terapêuticas associadas à doença e diminuir a despesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e dos utentes.

PUBLICIDADE

A diabetes é a área terapêutica que representa maiores encargos para o Estado no mercado ambulatório, apesar de ser uma das principais áreas a que os medicamentos genéricos e biossimilares dão resposta, pelo que a associação considera existir margem para aumentar a penetração destas tecnologias da saúde no sentido de diminuir a despesa.

A APOGEN estima que o lançamento de novos medicamentos genéricos antidiabéticos irá gerar uma poupança para o Estado e para os utentes superior a 600 milhões de euros até 2025.

PUBLICIDADE

Maria do Carmo Neves, presidente da APOGEN, sublinha que “os medicamentos biossimilares são soluções terapêuticas alternativas eficazes para o tratamento de uma variedade de doenças, nomeadamente a diabetes. A insulina biossimilar tendo um preço mais acessível contribui para a redução da despesa com medicamentos, promove a sustentabilidade do sistema e a melhoria do acesso ao tratamento, ajudando a transformar uma doença crónica, debilitante e dispendiosa, associada a complicações graves, numa doença controlável”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE