Coimbra

 Regulamento do #CoimbraCityLab vai seguir para consulta pública

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 13-11-2022

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai analisar e votar, na reunião do Executivo de segunda-feira, dia 14 de novembro, a proposta de envio para consulta pública do projeto de Regulamento Municipal #CoimbraCityLab. Depois de aprovada e após publicação em “Diário de República”, é aberto um período de 30 dias para acolher contributos por parte dos interessados.  

PUBLICIDADE

#Coimbra CityLab é uma rede constituída pela CM de Coimbra, da qual fazem parte relevantes entidades da cidade, como a Universidade de Coimbra, o Instituto Politécnico de Coimbra, o Instituto Pedro Nunes, The Things Network – Coimbra (TTN- Coimbra), entre outras, que pretende fazer de Coimbra “um laboratório vivo de inovação tecnológica, composto por uma comunidade inteligente que acolha e apresente ideias, soluções e respostas na área da transformação digital e da sustentabilidade”. 

Nesse sentido, a 12 de setembro de 2022, a Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, a abertura do procedimento com vista à elaboração do Projeto de Regulamento Municipal #CoimbraCityLab e início do procedimento e participação procedimental, tendo tido os interessados 10 dias úteis para apresentarem, por escrito, os seus contributos. 

PUBLICIDADE

Este novo regulamento, para além de definir o #CoimbraCityLab como uma iniciativa do Município de Coimbra, tem como objeto, também, regulamentar as candidaturas de projetos que tenham por base ideias inovadoras que permitam a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e o desenvolvimento sustentável do município, utilizando para o efeito as novas Tecnologias de Informação e Comunicação.

Os objetivos são “promover a sustentabilidade energética e o combate às alterações climáticas; contribuir para o cumprimento das metas e orientações europeias, ao nível da redução da emissão de gases com efeito de estufa, da redução do consumo de energia proveniente de fontes fósseis e da produção de energia a partir de fontes de origem renovável; promover a eficiência dos transportes urbanos; promover a descarbonização e, consequente, melhoria da qualidade do ar; promover as boas práticas a nível da saúde e do ambiente; promover a sustentabilidade hídrica; dinamizar a economia local e projetos sociais locais”, pode ler-se no projeto de regulamento.

PUBLICIDADE

publicidade

O #CoimbraCityLab acolheu já alguns dos projetos selecionados no concurso “The Future City Challenge”, uma competição promovida, desde 2021, pelo Fikalab, laboratório de inovação da Critical Software, que contou com o apoio da CM Coimbra, do Centro de Ecologia Funcional, do Nest Collective, do Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra e da Escola Superior Agrária e do Instituto Superior de Engenharia, do Politécnico de Coimbra. Um dos exemplos é o projeto “Luxifer”, uma solução que controla a iluminação pública LED, que foi o vencedor da primeira edição do concurso, e que deu origem ao “FlexIP”, uma solução que controla a iluminação pública LED. Um projeto piloto que traz diversas vantagens para o município, principalmente pela alteração da tecnologia existente por outra mais eficiente e redução de consumos elétricos e custos na ordem dos 60% e que começou a ser instalado na Quinta de S. Jerónimo, em julho deste ano, numa fase de testes.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE