Coimbra

Câmara e Universidade de Coimbra partilham infraestruturas digitais

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 08-11-2022

A Câmara de Coimbra vai poder ter uma cópia de segurança dos seus ficheiros digitais na ‘data center” da Universidade de Coimbra (UC), no âmbito de um protocolo assinado hoje, que prevê também outras atividades conjuntas.

PUBLICIDADE

“É um protocolo que vai permitir, nesta época de ataques informáticos, ter um ‘backup’ de segurança de alta qualidade e segurança fora da Câmara, o que é muito relevante nos dias que correm”, disse o presidente do município, José Manuel Silva.

Para o autarca, as “precauções nunca são de mais, quando é inevitável que quase todas as instituições vão ser atacadas”, como já aconteceu esta semana na autarquia vizinha da Figueira da Foz.

PUBLICIDADE

Por outro lado, o presidente da Câmara de Coimbra adiantou que o protocolo prevê ainda a expansão da rede municipal de acesso público à Internet (Coimbra+), mediante a sua disponibilização nos equipamentos da UC que disponibilizam a rede académica europeia, Eduroam.

Em contrapartida, a autarquia também disponibiliza a rede Eduroam nos seus equipamentos atualmente dedicados à rede Coimbra+ e permite à UC a partilha das condutas municipais de cablagens, para que aquela instituição possa passar cabos para interligar os seus edifícios.

PUBLICIDADE

publicidade

“São partilhas importantes de infraestruturas, que favorecem a universidade e a cidade”, salientou o reitor Amílcar Falcão, que considerou uma “enorme vantagem” a UC poder utilizar a rede de cablagem municipal.

Segundo o reitor, a UC tem ainda alguns edifícios com problemas de velocidade e largura de banda da Internet, que “irão agora ser resolvidos, com prioridade para a Faculdade de Psicologia”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE