Mundo

Cimeiras Brasil-Portugal voltam em 2023 após vitória de Lula da Silva

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 31-10-2022

Portugal e o Brasil podem agora voltar às cimeiras bilaterais em 2023, graças à vitória de Lula da Silva nas eleições presidenciais brasileiras, congratulou-se hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros português, João Gomes Cravinho.

PUBLICIDADE

“Há algo muito promissor para o nosso país [na vitória de Lula da Silva]. Portugal não tem com o Brasil uma cimeira desde 2016. Anteriormente eram realizadas com regularidade, mas há seis anos que não temos”, referiu o ministro.

“Serão sete anos em 2023, quando finalmente fizermos uma cimeira com o Brasil”, declarou o chefe da diplomacia portuguesa, ouvido hoje no parlamento, no âmbito da apreciação, na especialidade, da proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2023.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Já na sua intervenção inicial, o ministro tinha usado o momento para “saudar calorosamente e felicitar o Presidente-eleito Lula da Silva pela sua vitória”.

PUBLICIDADE

“Irá sem dúvida reforçar a CPLP”, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, afirmou João Gomes Cravinho, completando depois que esta eleição gera expectativas muito elevadas no âmbito da CPLP e das relações bilaterais.

O chefe da diplomacia portuguesa realçou que o retomar das cimeiras bilaterais vai permitir “analisar com profundidade e com empenho” o que liga Portugal e o Brasil, nomeadamente a nível económico, cultural e político.

“Gostaria de assinalar o que significa a eleição do Presidente Lula da Silva no avançar para o combate às alterações climáticas”, sublinhou também Gomes Cravinho, referindo o anúncio que o Presidente eleito fez no seu discurso de vitória do objetivo de desmatamento zero, “que é o contributo absolutamente fundamental que o Brasil pode dar para o futuro do planeta”.

Luiz Inácio Lula da Silva, 77 anos, foi eleito no domingo Presidente do Brasil, com 50,90% dos votos, derrotando Jair Bolsonaro (extrema-direita), que obteve 49,10%.

Lula da Silva, que já cumpriu dois mandatos entre 2003 e 2011, regressa ao Palácio do Planalto.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE