Economia

Sabe o Que São Linhas de Crédito?

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 28-09-2022

Precisa de financiamento e não sabe qual a solução ideal para si? Fique a conhecer as linhas de crédito e perceba se são uma opção a considerar.

PUBLICIDADE

Está a ver-se confrontado com uma despesa urgente e inesperada? Ou talvez queira apenas dar forma a um plano de vida há muito guardado na gaveta?

É normal que em determinados momentos da sua vida perceba que precisa de recorrer a um financiamento para dar resposta às suas necessidades financeiras. Afinal, nem sempre é possível ter o capital necessário para todos os gastos.

PUBLICIDADE

Atualmente, pode contar com inúmeras alternativas no mercado, desde um crédito pessoal com finalidade específica a um simples cartão de crédito. Mas nem todas se adequam a todos os casos. Até porque nem todos têm os mesmos prazos de aprovação.

As linhas de crédito, por exemplo, são um produto menos conhecido mas muito flexível e com aprovação célere. Talvez possam até ser a solução que procura.

PUBLICIDADE

publicidade

Está na altura de ficar a conhecer esta solução de financiamento e esclarecer todas as dúvidas.

O Que é Uma Linha de Crédito?

Segundo o Banco de Portugal, uma linha de crédito, também conhecida como crédito em linha, é um contrato de duração indeterminada, no qual é estabelecido um limite máximo de financiamento e no qual o capital é disponibilizado na conta do cliente.

Simplificando, é definido um plafond máximo e o cliente pode gastar o dinheiro até atingir esse limite definido. No fundo, trata-se de uma solução semelhante a um cartão de crédito.

De uma forma geral, o montante limite é mais baixo do que os valores habituais de um crédito pessoal, que podem chegar aos 75.000€.

Sempre que precisar de capital, terá de pedir à entidade financeira que transfira o montante desejado para a sua conta. Depois, pode pagar parte ou a totalidade do valor pedido, processo que vai repondo o dinheiro disponível.

Pode ir utilizando o dinheiro disponível sempre que necessário, até atingir o limite definido.

Como qualquer financiamento, também as linhas de crédito possuem taxas de juro associadas. Naturalmente, quanto mais elevada for a taxa subjacente, maior será o valor de juros a reembolsar à entidade financiadora.

Por esse motivo, deve comparar várias ofertas e perceber qual a mais vantajosa para si. Não tome decisões precipitadas.

Quais as Vantagens de Uma Linha de Crédito?

Com toda a oferta disponível no mercado, é normal que não seja fácil escolher um financiamento, seja um empréstimo ou uma linha de crédito.

Mas conhecer as vantagens associadas a este tipo de financiamento pode ajudá-lo a perceber se é a opção mais acertada para os seus objetivos.

Disponibilização rápida

Se o seu objetivo é conseguir um financiamento célere então uma linha de crédito pode mesmo ser a resposta certa.

Este é um produto que já pode ser contratado online, o que facilita e acelera bastante o pedido. Várias financeiras têm vindo a apostar na digitalização dos seus processos e já permitem que pedido e aprovação sejam feitos à distância, como é o caso da Credibom, por exemplo.

Desta forma, não terá de se deslocar a um balcão para obter o seu financiamento.

Versatilidade

À semelhança de um cartão de crédito, a linha de crédito pode ser aplicada naquilo que bem entender.

Quer fazer uma viagem? Pagar uma despesa inesperada? Ou apenas comprar uma televisão nova? Com a linha de crédito pode investir em qualquer um destes encargos. Por isso, a linha de crédito é considerada um tipo de financiamento extremamente versátil.

Adicionalmente, convém ainda relembrar que pode distribuir o dinheiro por várias utilizações ou aplicá-lo numa única finalidade. A escolha é sua.

Duração indeterminada

Embora existam exceções, a maior parte das financeiras não estabelece um prazo para os contratos das linhas de crédito. Assim, tal como acontece com um cartão de crédito, é livre de utilizar o financiamento durante o período que entender.

Ao contratar este produto, o cliente tem liberdade para utilizar o dinheiro de acordo com as suas necessidades. Poderá fazer várias compras faseadas ou investir tudo de uma vez.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE