Região

“Devem pedir desculpa” ao comandante dos Bombeiros de Pedrógão Grande (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 13-09-2022

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), António Nunes, disse, esta terça-feira, que ficou provado que foi “o sistema que falhou” e não o comandante dos Bombeiros de Pedrogão, acrescentando que “devem pedir desculpa por aquilo que fizeram aos bombeiros de Portugal e, em particular, ao comandante Augusto Arnaut”.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

António Nunes falava aos jornalista no final da leitura do acórdão, que absolveu os 11 arguidos no processo para determinar eventuais responsabilidades criminais nos incêndios, em junho de 2017.

PUBLICIDADE

O presidente da LBP sublinhou que “o Tribunal decidiu e verificou que aqueles que estavam no banco dos réus estavam inocentes”.

No entanto, apontou que “provavelmente outros deveriam lá estar e não estavam e que, portanto, não puderam ser condenados”.

António Nunes destacou também a coragem e resiliência demonstradas pelo comandante dos Bombeiros Voluntários de Pedrógão Grande ao longo dos últimos cinco anos e a quem a LBP irá atribuir a sua mais alta condecoração.

“É para nós, e estou certo para a maioria, senão para a totalidade dos bombeiros e dirigentes associativos, um herói que fica na história dos bombeiros como exemplo de perseverança e resiliência”, referiu.

Para além do comandante dos Bombeiros Voluntários de Pedrógão Grande, Augusto Arnaut, então responsável pelas operações de socorro, foram ainda arguidos dois funcionários da antiga EDP Distribuição (atual E-REDES) e três da Ascendi, e os ex-presidentes das Câmaras de Castanheira de Pera e de Pedrógão Grande, Fernando Lopes e Valdemar Alves, respetivamente.

O presidente da Câmara de Figueiró dos Vinhos, Jorge Abreu, também estava acusado, assim como o antigo vice-presidente da Câmara de Pedrógão Grande José Graça e a então responsável pelo Gabinete Florestal deste município, Margarida Gonçalves.

Veja os diretos NDC:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE