Região

Tábua substitui 1.000 luminárias por led até final do ano

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 26-08-2022

O município de Tábua, no norte do distrito de Coimbra, vai substituir 1.000 luminárias da iluminação pública, cerca de 45% do total, por outras de tecnologia ‘led’, até final do ano.

PUBLICIDADE

De acordo com informação da autarquia liderada por Ricardo Cruz, a intervenção insere-se no Plano Diretor de Iluminação Pública, aprovado em reunião do executivo municipal, e resulta de uma auditoria energética realizada em todo o concelho.

O “levantamento rigoroso da rede de iluminação pública” de Tábua, “com o objetivo de promover um aumento da eficiência energética”, deve-se ao “significativo aumento dos preços da eletricidade” e à “necessidade de reduzir a fatura de eletricidade do município”.

PUBLICIDADE

Para além da instalação das luminárias ‘led’, o Plano inclui uma “mais adequada distribuição da rede existente” e a adoção de tecnologia “que visa a rentabilização da iluminação de acordo com as necessidades de utilização”.

Embora o valor do investimento não tenha sido anunciado, a autarquia frisou que “já está garantida por parte da E-Redes” a substituição das 1.000 luminárias até final do ano, “passando esta tecnologia a representar cerca de 45% das luminárias instaladas”.

PUBLICIDADE

publicidade

Na nota, o presidente da Câmara, Ricardo Cruz, argumentou que, “num momento em que sustentabilidade ambiental constitui uma preocupação da sociedade, é determinante que, a nível local, se adotem soluções que contribuam para a alcançar”.

“Ao mesmo tempo em que se promovem significativas poupanças a nível financeiro para o próprio município, sendo esta uma iniciativa a replicar por famílias e empresas, transformando Tábua num exemplo de promoção de medidas de mitigação dos efeitos das alterações climáticas”, sublinhou o autarca.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE