Extra

Seis dicas para o sucesso nos negócios de especialistas líderes, incluindo Carlos Beirão da Veiga

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 23-08-2022

O empreendedorismo continua a sua ascensão meteórica à medida que a Geração X, que responde por 51% dos cargos de liderança em todo o mundo, impulsiona o seu crescimento. Nascidos entre 1965 e 1981, os membros da Geração X possuem um superpoder: eles dominam as habilidades digitais dos millennials enquanto rivalizam com as habilidades executivas dos Baby Boomers. Ao entrar no escritório da esquina, esses novos empreendedores procuram a sabedoria de especialistas em negócios de todas as esferas da vida.

PUBLICIDADE

Um desses especialistas é o português Carlos Beirao da Veiga, especialista em negócios e imóveis cuja carreira inclui projetos de sucesso em Portugal, Brasil, Argentina e Chile. Uma empresa que ele ajudou a desenvolver começou com três pessoas e cresceu para 3.000 funcionários.

“Gosto de começar e desenvolver projetos do zero”, explica. “Isso significa que tem duas possibilidades. Compra uma empresa, faz a reestruturação e depois ou fica ou vende quatro ou cinco anos depois.”

PUBLICIDADE

Como muitos especialistas, Beirão da Veiga acredita que uma boa educação e fluência em línguas são fundamentais. Frequentou o International Institute for Management Development, uma das melhores escolas de negócios em Lausanne, Suíça. Os seus estudos anteriores em francês, uma língua que ele fala fluentemente, enriqueceram os estudos lá. Hoje, com décadas gratificantes de carreira, ele oferece uma ótima visão dos pontos mais subtis da gestão de negócios e dos objetivos de carreira.

Carlos Beirao da Veiga diz ser corajoso e encontrar equilíbrio

  1. Aceite o risco. Carlos Beirão da Veiga diz que aceitar o risco é fundamental para criar um negócio gratificante. “Digo sempre aos jovens para serem empreendedores”, diz ele. “É preciso ter coragem para começar um novo negócio. Você deve arriscar, mesmo se o negócio não funcionar, com certeza que aprendeu muito.”

Ele sente-se tão convicto de enfrentar riscos que aconselharia  o seu eu mais jovem a começar mais cedo como empreendedor. “Eu trabalhei demais para outras pessoas”, diz ele.

PUBLICIDADE

publicidade
  1. Invista em Profissionais Qualificados. É essencial manter os custos baixos, mas é crucial contratar especialistas e gastar em serviços para mitigar o risco financeiro, de acordo com Jennifer Eubanks, fundadora da empresa americana de contabilidade CPA Department. Citado na revista Forbes, Eubanks disse: “Por exemplo, manter uma cobertura de seguro adequada, terceirizar a segurança de TI e contratar consultores fiscais e de conformidade qualificados irá proteger o proprietário de uma pequena empresa dos impactos financeiros de eventos imprevistos”, diz Eubanks.
  2. Equilibre Foco e Diversão. “Você tem que estar muito focado”, diz Carlos Beirão da Veiga. “As pessoas que trabalham consigo devem ser simpáticas, entusiasmadas e motivadas. E você deve divertir-se porque a diversão é essencial. Mas, ao mesmo tempo, deve trabalhar.”

Monte uma equipa multitalentosa e cuide dos detalhes

 

  1. Abrace as diferenças dentro de uma equipa. Justin Fenn e Dan Yozwiak trabalham juntos na Marcus and Millichap, uma empresa de investimentos imobiliários no Canadá e nos EUA. Lá, as suas diferentes origens de nicho funcionam a seu favor; eles abraçam isso como benéfico para a equipa. Eles capitalizam a sua diversidade combinando os pontos fortes e procurando áreas para melhorar.

“Se você tem a capacidade de antecipar para onde as coisas se estão a direcionar, onde há uma área mal atendida e onde pode fornecer mais valor aos clientes, tem uma vantagem sobre as pessoas que não estão a pensar dessa maneira”, disse Fenn à revista Forbes

  1. 5. Obtenha a papelada certa em ordem. “Invista cedo na implementação da sua estrutura corporativa, estrutura de propriedade e acordos de acionistas”, disse Daniel Kachani, sócio da Aria Wealth Solutions,  num artigo da revista Forbes. Embora esses itens sejam rapidamente adiados em pequenas empresas, eles são essenciais para a gestão de riscos dentro de uma empresa. “Com a documentação e o trabalho corretos, eles irão proteger as empresas financeira e legalmente”, diz Kachani. “Sem eles, as exposições podem ser catastróficas.”
  2. Aproveite os Recursos de empresas locais. Carolina Martinez, CEO da CAMEO, rede de microempresas da Califórnia, liderou organizações sem fins lucrativos e equipas multiculturais na América do Norte e do Sul. Ela sabe que muitas pequenas empresas não podem pagar os seus próprios contabilistas, mas ela incentiva os proprietários de pequenas empresas a procurar aconselhamento financeiro gratuito e de baixo custo disponível.

Martinez disse à revista Forbes: “Alavancar provedores locais de assistência empresarial sem fins lucrativos, como centros de negócios para mulheres ou centros de desenvolvimento de pequenas empresas, é uma maneira acessível de se conectar com especialistas confiáveis ​​que podem fornecer treinamento financeiro individual, ajudá-lo a enfrentar riscos financeiros e mais.”

Também é aconselhável perguntar a outros proprietários de pequenas empresas sobre as suas experiências e desafios, diz Khalid Parekh, fundador e CEO do FAIR Bank e AMSYS. “Procure-os e peça algum tempo para fazer perguntas específicas”, diz ele. “Será tempo bem gasto.”

Seja embarcando num novo empreendimento comercial ou fortalecendo um já existente, uma perspetiva otimista reina suprema. De acordo com um estudo do The Alternative Board, que entrevistou centenas de empreendedores em todo o mundo, a positividade é a característica mais importante que um líder pode ter, obtendo 47% dos votos. Assim, os empreendedores que se concentram nos pontos fortes em vez dos pontos fracos, comemoram as vitórias e procuram soluções, contornarão as armadilhas e colherão as recompensas de lançar um negócio.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE