Portugal

 Liga rejeita que bombeiros não saibam usar equipamentos da rede SIRESP

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 17-08-2022

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) rejeitou hoje que os bombeiros não saibam utilizar os equipamentos da rede de comunicações SIRESP, mas reconheceu que a formação de todos os utilizadores pode diminuir eventuais falhas.

“Rejeitamos clara e inequivocamente que os bombeiros não saibam utilizar os equipamentos SIRESP”, refere a LBP em comunicado, reconhecendo que o Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal “pode e deve ser melhorado do ponto de vista técnico e de gestão” e que “a formação de todos os utilizadores dos sistemas de comunicações é bem-vinda e pode diminuir os fatores de potencial falha”.

Na terça-feira, em declarações aos jornalistas, o presidente do SIRESP, Paulo Viegas Nunes, admitiu que há “falta, muitas vezes, de entendimento do funcionamento da rede”.

PUBLICIDADE

publicidade

“Se existe necessidade de formação no sentido lato do termo tenho a noção de que existe”, afirmou.

A rede SIRESP, que resulta de uma parceria entre o Estado e o setor privado, coordena as comunicações em situações de emergência e segurança.

Na semana passada, o Governo anunciou que o sistema vai ter um novo investimento de 4,2 milhões de euros em equipamentos de redundância para assegurar as comunicações via satélite em caso de falha dos circuitos terrestres.

Para a LBP, investimentos como este “são certamente a prova” de que o SIRESP “precisa de melhorias”.

“Não coloquem nos bombeiros o ónus das quebras, mesmo que momentâneas, das redes. E, se não há formação suficiente, então quem deveria implementar essas atividades formativas?”, questiona.

Paulo Viegas Nunes disse que o SIRESP está a procurar partilhar informação sobre como a rede funciona, através de ações que ou já decorreram ou que vão decorrer.

O dirigente do SIRESP assegurou que a rede “não tem falhas na sua construção” nem rejeita chamadas, e nem falhou nos incêndios deste ano.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE