Região

Fogo destrói negócio de família em Penacova (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 02-08-2022

O incêndio de grandes dimensões que deflagrou na tarde desta segunda-feira em Lorvão, Penacova, terá tido início na fábrica de palitos Campeões, um negócio de família que ficou reduzido a cinzas. Renato Simões, um dos dois irmãos que herdaram o negócio do pai, falou em lágrimas ao Notícias de Coimbra.

PUBLICIDADE

Sentados num muro, de olhos rasos de água postos na fábrica que aos poucos estava a ser consumida por labaredas. Foi assim que a reportagem do NDC encontrou Renato e Óscar Simões, os dois irmãos proprietários da fábrica de palitos Campeões, em Lorvão.

Foi uma funcionária que deu o alerta numa altura em que “já nada havia a fazer”, contou Renato Simões, dando conta que o que originou a ignição ainda está por apurar.

PUBLICIDADE

A fábrica foi criada em 1986 e está desde 2007 nas instalações que esta segunda-feira foram parcialmente destruídas pelo fogo. A parte da produção foi totalmente consumida pelas chamas e o telhado desabou, confirmou ao NDC o comandante Nelson Antunes, dos Bombeiros Voluntários de Coimbra e responsável pela operação no local.

“Tínhamos muito stock, pratos e copos de papel, talheres de madeira, palitos, tudo material muito inflamável e mesmo da maquinaria não se aproveita nada”, lamentou o empresário. A empresa tem seguro, mas Renato Simões não sabe ainda se isso chega para ganhar fôlego para se reerguer. “Precisamos de resfriar a cabeça. Vamos ver”, disse ao NDC. 

PUBLICIDADE

publicidade

O fogo que teve início às 15:25 alastrou a uma zona de povoamento florestal e por volta das 00:00 desta terça-feira ainda se encontrava ativo com perto de quatro centenas de operacionais no combate às chamas. Durante a tarde viveram-se momentos de aflição com o incêndio a aproximar-se das casas nas localidades de Lorvão, Chelo e Cheira, todas do concelho de Penacova. 

Veja o direto com Renato Simões: 

Veja o direto NDC com o comandante Nelson Antunes:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE