Coimbra

José Manuel Silva suspeito de peculato

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 22-07-2022

“José Manuel Silva, ex-bastonário da Ordem dos Médicos e atual presidente da Câmara de Coimbra, foi chamado à sede da Polícia Judiciária no final da última semana e constituído arguido, apurou a CNN Portugal, por suspeitas de peculato – desvio de dinheiro público, através da cobrança indevida de ajudas de custo quando exercia funções na Ordem, em Lisboa, mas morava em Coimbra”.

Recordamos que, em 30 novembro de 2021, a Sábado tinha antecipado que “que o atual autarca de Coimbra está a ser investigado por abuso de quilómetros percorridos em viatura pessoal quando era bastonário”.  Nessa altura, José Manuel Silva disse à revista que “não tinha autonomia” para ordenar quaisquer pagamentos, e que “nunca o fez”. 

Em 31 de novembro a revista lisboeta publicou outra notícia com o título “Autarca de Coimbra investigado por abuso nos quilómetros na Ordem dos Médicos.

PUBLICIDADE

A CNN adianta que em “causa está uma investigação da Unidade Nacional de Combate à Corrupção, que interrogou José Manuel Silva no dia 15. É suspeito de ter recebido indevidamente valores referentes a 51 mil quilómetros feitos em carro particular, quando na realidade se deslocava de comboio entre Lisboa e Coimbra, de 2011 a 2016, nos anos em que era bastonário.

Questionado pela estação de Barcarena, José Manuel Silva argumentou que “Antes de ser ouvido já era arguido, isto para mim é completamente irracional. Mais, é uma forma de condenar as pessoas sem condenação, é uma forma de arrastar o nome das pessoas na lama independentemente de terem culpa ou não”.

“Somaram o número de quilómetros e foram ver o número de quilómetros do meu carro e chegaram à conclusão que havia 51 mil quilómetros a mais. Mas claro, esses quilómetros foram feitos, não foram feitos de carro, foram feitos de comboio. O pagamento era ao quilómetro independentemente do método de deslocação, mas nem era eu que preenchia as fichas, era o secretariado”, defende o edil de Coimbra na resposta à CNN.

Em novembro, José Manuel Silva argumentou via Facebook  que “Jorge Coelho disse um dia: quem se mete com o PS, leva! Sou eu, agora, a sofrer com um processo difamatório. Pelos vistos, um jornalista do PS sabe mais do que eu!!!! Esta notícia, cuja acusação desminto categoricamente, faz-me sentir que estou no caminho certo, na luta contra a podridão e os podres da política portuguesa! Se pensam que me fragilizam, desenganem-se, só me dão ainda mais força”.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE