Politécnico

Estudantes do Secundário conhecem Politécnico de Coimbra 

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 18-07-2022

 Ao longo de uma semana de atividades, a Academia Politécnico 4me levou 50 estudantes  oriundos de vários pontos do país a conhecer o Politécnico de Coimbra “por dentro”.  Numa parceria com a Forum Estudante, de 11 a 15 de julho os estudantes percorreram  diversas escolas do IPC e ficaram a saber mais sobre as diferentes áreas que compõem a  oferta formativa do Politécnico de Coimbra, esclarecendo dúvidas e preparando o seu  futuro percurso académico.  

PUBLICIDADE

Para Ana Ferreira, vice-presidente do Politécnico de Coimbra, esta iniciativa é uma  oportunidade única para os estudantes poderem conhecer a instituição e fazerem a escolha  do curso que querem frequentar de forma informada. “O Politécnico 4me vem mostrar o  que a cidade dos estudantes tem para lhes oferecer, assim como o IPC – os espaços,  recursos e docentes. Foi preparada uma semana muito dinâmica, com desporto, cultura e  lazer, dando tempo aos estudantes de conhecerem a instituição”, refere, concluindo. “O  lema do nosso Politécnico é: Juntos, erguemos sonhos, e nós esperamos contribuir para  isso”, afirma Ana Ferreira.  

O roteiro começou na Coimbra Business School | ISCAC, onde o grupo assistiu à sessão  de abertura, que contou com as intervenções da vice-presidente do IPC, Ana Ferreira e de  Félix Pinéu, da Fórum Estudante, e foi animada pela atuação da TMISCAC (Tuna Mista  do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra), assistiram a uma  palestra sobre o Politécnico de Coimbra e terminaram a manhã com um “peddy-paper”  que teve como objetivo dar a conhecer as valências e os serviços do ISCAC. No período  da tarde, os estudantes visitaram as instalações da Escola Superior Agrária de Coimbra   (ESAC – IPC), onde assistiram a dois workshops: um sobre a produção de queijos e outro  de ervas aromáticas e realizaram ainda o batismo a cavalo. 

PUBLICIDADE

Seguiu-se a visita à Escola Superior de Tecnologia da Saúde (ESTeSC), onde os  estudantes conheceram as várias áreas ministradas por esta escola, numa viagem pelo  mundo das tecnologias da Saúde, com check-in nos laboratórios dos oito cursos de  licenciatura lecionados pela Escola, acompanhados por um grupo de estudantes da  ESTeSC-IPC. Já no Instituto Superior de Engenharia (ISEC), puderam realizaram vários  workshops na área da engenharia mecânica e conheceram a restante oferta formativa.  

Na Escola Superior de Educação (ESEC), os estudantes conheceram o estúdio de  televisão e o estúdio de áudio, ficando a perceber um pouco como se faz televisão e como  estes espaços são integrados nas áreas de estudo dos diferentes cursos. Experimentaram  ainda uma aula de aeróbica com dois alunos da licenciatura de Desporto e Lazer e  assistiram a dois monólogos por parte de duas estudantes de Teatro.  

PUBLICIDADE

publicidade

Para completar a visita, o grupo de estudantes conheceu ainda o INOPOL Academia de  Empreendedorismo do IPC, onde tiveram oportunidade de falar com os responsáveis e  empresas ali incubadas, e puderam esclarecer todas a dúvidas sobre os apoios sociais  disponíveis, numa sessão dinamizada pelos Serviços de Apoio Social.  

Ao longo da semana houve ainda oportunidade para atividades desportivas e lúdicas,  como uma descida de rio pelo Mondego desde Penacova até à Praia Fluvial de Palhares  e Zorro em Coimbra, um jogo de rugby e um passeio por alguns locais emblemáticos da  cidade de Coimbra, passando pelo Seminário Maior de Coimbra, o Jardim Botânico, os  Arcos do Jardim, a Praça da República, a Praça 8 de Maio e o Parque Verde.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE