Saúde

Docentes da ESEnfC distinguidos na Irlanda na 6ª conferência bienal da Sigma Europa

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 27-06-2022

Três dos quatro prémios concedidos pela Sigma Europa (sociedade honorífica de Enfermagem) a enfermeiros  que se notabilizaram nas áreas da investigação, da educação e da prática clínica foram, na última semana, entregues a profissionais membros do Capítulo Phi Xi da Sigma (sociedade honorífica de Enfermagem),  sediado Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC).  

PUBLICIDADE

Os galardões, entregues durante a 6ª Conferência Bienal Europeia da Sigma, que terminou no dia 25 de junho,  em Dublin, capital da Irlanda, distinguiram o professor da ESEnfC Pedro Parreira (“Sigma European Nursing  Excellence for Research Award 2022”), a enfermeira do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e  assistente convidada na ESEnfC, Tânia Morgado (“Sigma European Clinical Practice Award 2022”), e a  enfermeira brasileira e professora na Escócia, Camila Biauz (“Sigma European Early Career Researcher”). 

PUBLICIDADE

Doze membros do capítulo português da Sigma participaram neste congresso, realizado  no Royal College of Surgeons in Ireland (sob o tema “Sustentabilidade em Parceria”), tendo apresentado  várias comunicações e conferências com o propósito de disseminar a investigação desenvolvida na Unidade  de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), que pertence à ESEnfC. 

A título de exemplo, o professor da ESEnfC Arménio Cruz apresentou uma comunicação acerca de um projeto  de parceria entre a UICISA: E e a Unidade de Cuidados na Comunidade Norton de Matos, sobre prevalência e  caracterização de acidentes domésticos e de lazer entre idosos em contexto comunitário. 

PUBLICIDADE

publicidade

Já o bolseiro de investigação Filipe Paiva-Santos (que, em 2021, recebera com dois outros colegas – Paulo  Santos-Costa e Cristina Costeira – o prémio “European Recognition of Nursing Excellence in Research during  COVID-19”), partilhou parte dos resultados do seu projeto de doutoramento, com um poster que visa consciencializar os enfermeiros para a prevenção da infeção urinária associada a cateter. 

Também Rafael Bernardes apresentou uma comunicação relacionada com o respetivo projeto de  doutoramento em Enfermagem, neste caso sobre o perfil podológico de estudantes de enfermagem em  ambientes clínicos. 

A Sigma (Sigma Theta Tau International – Honor Society of Nursing) é uma sociedade honorífica de  Enfermagem, fundada em 1922, nos Estados Unidos da América, que promove atividades com vista à melhoria  da saúde das populações, através do desenvolvimento científico da prática de Enfermagem e que só na Europa  conta com onze capítulos. 

O Capítulo Phi Xi, acolhido pela ESEnfC desde 2011, é composto por enfermeiros que, segundo os seus pares,  se distinguem pela excelência na área clínica, na educação, na investigação e/ou na liderança em Enfermagem  de instituições de saúde e ensino nacionais e internacionais. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE