Coimbra

Paulo Pires assume a chefia da Divisão de Cultura e Promoção Turística da Câmara de Coimbra

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 01-06-2022

 A Divisão de Cultura e Promoção Turística (DCPT) da Câmara Municipal (CM) de Coimbra tem, a partir de hoje, 1 de junho, uma nova chefia, conforme despacho assinado pelo presidente da autarquia, José Manuel Silva. Paulo Pires, que já assumiu, entre outros, os cargos de adjunto no Gabinete da Ministra da Cultura e de assessor na Direção-Geral das Artes, integra o mapa de pessoal da Câmara Municipal de Loulé, assumindo agora o cargo de direção intermédia de 2.º grau no Município de Coimbra, em regime de mobilidade.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

No despacho assinado pelo presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, esta decisão é justificada pela necessidade de uma nova e mais dinâmica orientação e gestão cultural estratégica na estrutura camarária, considerando “a adequação do perfil, a aptidão, a experiência e o curriculum do ora designado”, e com “a necessidade, por urgente conveniência de serviço, de assegurar a direção e coordenação da Divisão de Cultura e Promoção Turística”, a que se associa a vantagem de uma visão e uma prática externas à Câmara de Coimbra e de um pensamento cultural sólido.

PUBLICIDADE

Com esta nova dinâmica na DCPT, José Manuel Silva dá mais um sinal no sentido de “tornar Coimbra uma referência nacional e internacional na Cultura e nas Artes”. “Coimbra tem de ser capaz de fazer a diferença e de atrair pessoas de outras zonas de Portugal e do estrangeiro, em que os agentes culturais atuem sinergicamente com grande autonomia e as indústrias criativas sejam uma fonte de cultura e de afirmação cultural, bem como de promoção turística e prosperidade”, sublinha o presidente da autarquia, referindo que Paulo Pires também irá colaborar na programação e direção artística do Convento São Francisco.

Esta manhã, José Manuel Silva e Francisco Veiga, vice presidente da autarquia, acompanharam Paulo Pires numa visita à Casa Municipal da Cultura, onde funciona a DCPT, e onde foi promovida uma conversa de apresentação da nova chefia aos serviços.

Paulo Pires é licenciado em Estudos Portugueses pela Universidade do Algarve. Entre o vasto currículo, destaca-se a experiência como assessor na Direção-Geral das Artes em 2022 e como assessor no Gabinete da ex-Ministra da Cultura, em 2020-2022, no XXII Governo Constitucional, estando envolvido em pastas/temáticas como a Direção-Geral das Artes, as redes culturais (Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses e Rede Portuguesa de Arte Contemporânea), a descentralização de apoios e correção de assimetrias territoriais no plano cultural, o programa Saber Fazer, as orquestras regionais, a revisão do modelo de apoio às artes, o Plano Nacional das Artes, entre outros.

Foi também membro cooptado do Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve entre 2018 e 2020 e exerceu funções de direção artística e programação cultural no Município de Loulé, entre 2015 e 2020, nas áreas das artes performativas, artes visuais e cruzamento disciplinar.

Paulo Pires é orador em múltiplos cursos, seminários e palestras sobre Cultura, Artes, Programação e Mediação, sendo autor de ampla produção escrita (de cariz ensaístico) sobre essas temáticas em jornais, revistas especializadas e suplementos culturais. Escreve regularmente no “Público”/”Ípsilon” e na “Blitz”/”Expresso”.

Foi também coordenador da programação cultural do Município de Silves entre 2008 e 2015, promovendo uma articulação estratégica entre as áreas da cultura, turismo e património. Anteriormente, entre 2005 e 2008, foi mediador cultural e artístico no Município de Loulé e na Fundação Manuel Viegas Guerreiro. Paulo Pires foi ainda investigador, na área do Património Cultural Imaterial, no Centro de Estudos Ataíde Oliveira da Universidade do Algarve (2003-2004), bem como no Museu do Trajo Algarvio, em São Brás de Alportel, aqui nos campos da Etnografia, Etnomusicologia e Literatura Oral, entre 1997 e 2000.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE