A Pantest, com sede em Oliveira de Frades, é o primeiro e único laboratório português licenciado pelo INFARMED para o fabrico de testes rápidos, vai produzir e distribuir em Portugal o primeiro teste PCR para o diagnóstico de Monkeypox, ou Varíola de Macaco.
O kit já se encontra desenvolvido, estando na fase de validação técnica e científica, numa parceria entre o Centro de Investigação e Desenvolvimento da Universidade Fernando Pessoa e a Pantest.
PUBLICIDADE
Esta certificação será da responsabilidade do Professor Ruben Fernandes, da Universidade, em coordenação com a responsável científica da Pantest a professora Susana Almeida.
Segundo o professor Ruben Fernandes: “O surto de Varíola de Macaco está a preocupar as autoridades em todo o mundo. Já em Portugal, os casos estão a aumentar, ao mesmo tempo que estamos a ser pioneiros na sequenciação do genoma do vírus.
A parceria vem confirmar, uma vez mais, o compromisso da Pantest no fabrico de produtos inovadores, sempre em ligação a instituições científicas e académicas nacionais.
Os kits de PCR para testagem da Varíola do Macaco chegam aos laboratórios dentro de duas semanas.
De recordar que, a Pantest é a única empresa em Portugal que produz testes de Covid. No total, já produziu mais de 10.000.000 de testes, e só nos últimos 3 dias vendeu mais de 200 mil unidades.
PUBLICIDADE