Coimbra

Ó da Roooooda! Conheça a Barca Serrana do Mondego (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 15-05-2022

 “Ó da Rooooooda!” Era o grito do barqueiro usado noutros tempos para avisar quem trabalhava na agricultura que a barca serrana que ia passar para poderem levantar uma tábua que desviava a água do Mondego para os campos desviar a água para os campos. Desde este sábado é o nome da mais recente atração turística de Coimbra.

PUBLICIDADE

A barca serrana “Ó da Roda”, assim batizada este fim de semana, tem um cais no Parque Verde, na margem direita do Rio Mondego, e faz viagens turísticas de 50 minutos, cheias de histórias e curiosidades. Para já serão duas viagens de manhã e quatro à tarde. Custam 10 euros para adultos e metade para crianças (até aos  4 anos é grátis). A embarcação, com um motor elétrico, leva no máximo 20 pessoas.

Há barca a sair do cais, de terça a domingo, às 10:00 e às 11:00, de manhã, mas também às 16:00, 17:00 e 18:0. Por encomenda e marcação pode ter direito a um lanche, com queijos, enchidos, compota e broa ao por do sol, no Mondego. Neste caso o preço pode chegar aos 20 euros por pessoa.

PUBLICIDADE

A vista é magnífica e Tiago, o barqueiro, guia o percurso com conhecimento de causa e num tom divertido.

As Serranas do Mondego, da Quadrante Alternativo, nasceram há três anos em Penacova e chegaram este fim de semana a Coimbra depois de “desbravar montanhas”, como contou Vitor Seco, neto de barqueiros e promotor do projeto, em conjunto com Fábio Nogueira. 

PUBLICIDADE

publicidade

“Estou muito feliz. Estamos realizados porque este era um sonho tão antigo”, sublinhou Vitor Seco, numa breve apresentação que contou com o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, e grande parte do executivo, assim como com o autarca de Penacova, Álvaro Coimbra e o seu antecessor, Humberto Oliveira, entre outros convidados. 

José Manuel Silva acredita que este passeio será um dos “‘musts’ de Coimbra”, sublinhando que é “uma forma de ligar a cidade ao rio e aproveitar o espelho de água”. Já Álvaro Coimbra destacou a importância do projeto que espera que cresça e passe a contar com “uma frota de barcas serranas”, lembrando que há um rio que une os dois concelhos.

A empresa tem a navegar em Penacova a barca “O Tareco” que tem sido um sucesso. Em tempos idos chegaram a navegar o Mondego 500 barcas serranas, meio de transporte e de trabalho, agora permitem uma experiência através de um passeio turístico.

 

Veja o direto NDC com Vitor Seco e Fábio Nogueira:

 

Veja a barca a ser batizada:

Veja o direto NDC a partir da barca:

Veja o direto NDC com José Manuel Silva:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE