Região

Veja os vídeos: Peregrinos percorrem IC2 debaixo de calor abrasador

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 09-05-2022

Os milhares de peregrinos que estão a caminho de Fátima enfrentam dias de muito calor, com as temperaturas máximas entre os 27 e os 30 graus, pintando, por estes dias, o IC2 na região Centro.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

O Santuário de Fátima recebe em 2022 a primeira peregrinação sem as restrições impostas pela pandemia de covid-19.

PUBLICIDADE

“Sabe tão bem chegar a Fátima a pé, é uma coisa que não tem explicação”, afirmou, ao Notícias de Coimbra, Fátima, que é da Póvoa de Varzim e que cumpre a 22ª caminhada até ao Santuário, no distrito de Leiria.

27 peregrinos de várias idades partiram de Cabeceiras de Basto, no dia 4 de maio, para percorrerem a pé cerca de 300 quilómetros até Fátima.

O grupo fez-se à estrada dois anos depois, por causa da pandemia de covid-19 e Manuel Leite diz que “é uma alegria”, referindo que “este ano há muitos elementos novos a participarem”.

De Gondomar partiram, na sexta-feira de madrugada, 52 peregrinos que irão chegar a Fátima na quinta-feira e as queixas vão para o intenso calor que se faz sentir.

No posto de apoio da Ordem de Malta, no IC2 na zona de Vale da Janes, em Condeixa, a enfermeira Isabel explicou, ao Notícias de Coimbra, o que os peregrinos devem fazer para evitar problemas graves durante a sua viagem com as temperaturas elevadas.

Quando faltam cerca de 75 Km para terminar a viagem, alguns caminhantes já começam a acusar o cansaço, com as lesões nos pés a serem uma das queixas mais comuns.

A chegada ao destino está prevista acontecer entre quinta e sexta-feira.

Em Fátima, os dias 12 e 13 de maio reforçam a fé, que une milhares de peregrinos que chegam ao Santuário para cumprirem promessas ou simplesmente agradecer a Nossa Senhora.

É a primeira peregrinação sem restrições em tempo de pandemia,  mas existem cuidados a ter e os peregrinos têm acompanhamento, nas estradas e no recinto de oração.

A campanha de segurança da Infraestruturas de Portugal termina a 13 de maio. No distrito de Coimbra, há a supressão da via da direita no IC2 junto ao Km 197,6, na zona de Fornos.  Entre Antanhol e Cernache foi implementado um desvio alternativo para a antiga EN1. Na localidade de Orelhudo a via da direita no IC2 entre os quilómetros 178,3 e 179 está suprimida.

Esta entidade recomenda aos peregrinos que utilizem vestuário refletor tanto de noite, como de dia.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) estão a reforçar, até ao dia 15 , as ações de patrulhamento nas principais vias de acesso à cidade de Fátima.

A Peregrinação Internacional Aniversária de maio será presidida pelo arcebispo Edgar Peña Parra.

De acordo com o Santuário, a peregrinação “marca o regresso de uma série de iniciativas próprias das peregrinações de verão como o acolhimento dos doentes e dos peregrinos a pé”.

Também os peregrinos estrangeiros terão a oportunidade de participar nas missas celebradas nas sete línguas oficiais do Santuário de Fátima, na Capelinha das Aparições.

“A missa dos doentes e a vigília na noite de 12 para 13 são outros momentos celebrativos que irão voltar este verão, que ficará marcado como o do regresso a uma certa normalidade, sem restrições na ocupação do espaço e com as celebrações tradicionais da Procissão das Velas e Procissão do Adeus”, acrescenta a publicação.

O Santuário apela, no entanto, a que durante as celebrações sejam mantidas algumas cautelas, nomeadamente o distanciamento físico entre as pessoas.

Veja o vídeo do Direto NDC com um grupo de peregrinos da Póvoa de Varzim que esperam chegar a Fátima na quinta-feira:

 

Veja o vídeo do Direto NDC com peregrinos oriundos de Cabeceiras de Basto, saíram no dia 4:

Veja o vídeo do Direto NDC com Paula Oliveira que pertence ao grupo de 52 peregrinos de Gondomar:

Veja o vídeo do Direto NDC com Joaquim Sousa que recebe tratamento no posto de apoio da Ordem de Malta em Condeixa-a-Nova:

 

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE