Coimbra

Saiba como vão ficar os Jardins da Associação Académica de Coimbra (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 04-05-2022

Os Jardins da Associação Académica de Coimbra (AAC) vão ser alvo de um plano de requalificação que arrancou hoje oficialmente e deverá estar terminado no final do próximo mês de setembro, a tempo de receber os novos caloiros. Novas casas de banho, pontos de água e até cacifos e carregadores de telemóveis são algumas das novidades.

PUBLICIDADE

Inaugurados em 1962, os Jardins, como são comumente denominados na cidade, são uma ilha verde, com um bar bem conhecido dos estudantes. Localizados atrás do edifício da Associação Académica na Rua Padre António Vieira, apesar dos seus 60 anos de existência, nunca foram alvo de melhorias. A AAC achou que estava na hora, explicou Rodrigo Marques, administrador da estrutura, na conferência de imprensa que marcou esta quarta-feira o arranque do processo de renovação. 

Denominado “Valorizar os Jardins”, trata-se de “um plano de requalificação aberto” e por isso não tem prazo fixo para terminar nem um orçamento fechado, referiu o estudante. Ainda assim, a perspetiva é que esteja finalizado, pelo menos este primeiro momento, no final de setembro para o início do novo ano letivo. 

PUBLICIDADE

O projeto dinamizado pela Direção-Geral da AAC, conta no entanto, com a colaboração de diversas estruturas internas e externas à Academia, incluindo secções culturais e núcleos de estudantes, explicou Rodrigo Marques, apelando “à participação de de mais entidades, associados, utilizadores e outros”. 

Nos Jardins, já está a ser reabilitada a calçada, que deverá estar pronta daqui a duas semanas. Depois, as ilhas (pequenos bares existentes no espaço) vão também ser recuperados, com “condições mais condignas”. No âmbito de uma política mais amiga do ambiente, vão ser colocados caixotes do lixo, pontos de reciclagem e de abastecimento de água, não só nos Jardins mas noutros locais envolventes da AAC, numa parceria com a Águas de Coimbra. 

PUBLICIDADE

publicidade

Promovendo “a cultura de coimbrã, evocando a crise académica e o movimento associativo”, vão ser colocados painéis de fotografias e artísticos na zona de ventilação de modo a tornar a área mais bonita.

Criar novas casas de banho junto ao bar, também está nos planos dos estudantes, numa empreitada que contará com o apoio do bar da AAC. O objetivo, explicou o administrador ao Notícias de Coimbra, “é dar mais dignidade ao espaço e uma dinâmica nova e mais eficiente do que a atual” já que a estrutura promete “resolver muitos dos problemas atuais”. 

A intenção é que os Jardins da AAC “possam ser dignificados e tornar-se num espaço solidário para toda a Academia, que todos os estudantes e utilizadores se sintam bem e olhem para os Jardins como uma casa onde diariamente podem estar”, concluiu Rodrigo Marques.

Veja o direto NDC com Rodrigo Marques:

Veja o direto NDC da conferência de imprensa de apresentação do projeto

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE