Empreendedorismo

Coimbra: Programa de empreendedorismo reúne candidatos com mais de 50 anos

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 27-04-2022

A Fundação Bissaya Barreto (FBB) e o Instituto Pedro Nunes (IPN), entidades sediadas em Coimbra, promovem um programa de empreendedorismo para pessoas com mais de 50 anos, que conta com 29 candidatos de várias regiões de Portugal.

PUBLICIDADE

“O Instituto Pedro Nunes e a Fundação Bissaya Barreto encontram-se perfeitamente alinhados no objetivo comum de promover a transformação social motivadas para encontrar soluções à medida que tenham um impacto diferenciador na vida das pessoas”, disse hoje, na sessão de abertura do curso, a presidente do conselho de administração da Fundação Bissaya Barreto, Patrícia Viegas Nascimento.

Ao programa “cinco ponto zero” candidataram-se 45 pessoas, tendo sido selecionadas 29 para participar nesta formação.

PUBLICIDADE

Os participantes têm idades entre os 50 e 74 anos, são na sua maioria desempregados, 69% são do Centro, 19% do Norte, e 12% do Alentejo.

Trata-se de uma formação para “pessoas com mais de 50 anos, que já trazem bagagem profissional, que já estão numa etapa madura da sua vida, mas que querem mudar de atividade” ou que têm “uma ideia de negócio, mas que não sabem por onde começar”, adiantou Patrícia Viegas Nascimento.

PUBLICIDADE

publicidade

O presidente da direção do IPN, João Gabriel Silva, sublinhou que este programa, destinado a quem tem mais de 50 anos, mostra que a ideia de que as “pessoas a partir de uma certa idade” não têm grande valor “está completamente ultrapassada”.

Durante oito semanas, o programa de formação vai decorrer em formato misto, prevendo uma combinação de duas sessões presenciais em Coimbra (com a possibilidade de acompanhamento à distância) e de várias sessões à distância, via ‘online’, sendo estes conteúdos programáticos ministrados através de uma plataforma ‘online’ de formação.

Estão ainda previstas sessões semanais de mentoria ‘online’, bem como ‘office hours’ para tirar dúvidas e comentar a semana.

O programa, que tem início hoje e termina a 15 de junho de 2022, contém conteúdos estruturados em três temas, o “mindset & skills”, “ideia” e “negócio”.

Como complemento à formação cada participante vai ter apoio individualizado de um mentor/a, que o acompanhará ao longo do programa.

Cabe ao mentor dar ‘feedback’, motivação, desafiar e orientar o participante.

A equipa de mentoria dedicada ao “cinco ponto zero” é constituída por 20 profissionais da FBB e do IPN.

O programa é promovido no contexto do prémio BPI Fundação “la Caixa” seniores.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE