Coimbra

Conversas com Saúde em Meãs do Campo

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 20-01-2015

A segunda edição das Conversas com Saúde decorreram domingo, dia 18 de janeiro, no Centro Cultural Pátio Bar, em Meãs do Campo.

PUBLICIDADE

unnamed (2) unnamed (1)

Promovida pelo PAPI – Programa de Apoio Psicológico ao Idoso, em parceria com o Peroneo – Centro Terapêutico e a com a colaboração do Crédito Agrícola do Baixo Mondego, a iniciativa juntou a comunidade de Meãs do Campo, bem como Aurélio Rocha, em representação do Crédito Agrícola do Baixo Mondego, Jorge Camarneiro, do pelouro da saúde e Alexandra Ferreira, do pelouro da ação social, Mónica Sousa, coordenadora do PAPI, e o Padre Helder Lima, presidente do Centro Social e Paroquial (CSP), em torno de uma esclarecedora conversa sobre o Acidente Vascular Cerebral (AVC).

PUBLICIDADE

Depois de um vídeo onde os utentes institucionalizados no CSP de Meãs do Campo falaram sobre o AVC, Rui Costa, diretor do Peroneo – Centro Terapêutico, explicou o que é o acidente vascular cerebral, quais os sinais e sintomas, a importância de chegar rapidamente ao hospital, as consequências das lesões, a recuperação e a prevenção da doença.

Agradecendo o convite dirigido ao Município, Jorge Camarneiro elogiou a “brilhante exposição do dr. Rui Costa” e o “trabalho desenvolvido pelo PAPI” no sentido de melhorar a qualidade de vida dos idosos. Também a vereadora Alexandra Ferreira, confessando ter “aprendido algumas dicas sobre como envelhecer com mais saúde”, destacou a importância da existência de uma “rede de instituições que desenvolvem um trabalho muito importante com os idosos, deste projeto de apoio psicológico ao idoso” e de entidades privadas que “contribuem para um envelhecimento mais ativo e com mais qualidade de vida”.

PUBLICIDADE

publicidade

Por sua vez, Aurélio Rocha salientou que “a Caixa de Crédito Agrícola do Baixo Mondego abraçou este projeto desde a primeira hora” e o padre Helder Lima mostrou-se confiante de que “a freguesia de Meãs do Campo será, depois desta conversa, uma freguesia mais saudável”.

No final da conversa, houve ainda tempo para ativar a circulação e prevenir o AVC com uns passos de dança, no chá dançante.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE