Coimbra

Transportes de Coimbra adaptam horários de linhas e alteram percurso 

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 14-04-2022

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai analisar e votar, na sua reunião da próxima segunda-feira, três propostas de alteração de horários ou percursos de linhas dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC). A alteração às linhas n.º 34 e 34T vai permitir reforçar a oferta na Quinta da Portela, no período escolar, com mais uma viagem às 08h15; a alteração à linha n.º 52 (incluindo as variantes M, P e T) passa pela redução de três viagens no período da tarde dos dias úteis, mantendo-se a oferta ao fim de semana e feriados, o que vai permitir libertar uma viatura e respetivos tripulantes; enquanto a alteração do percurso de uma viagem da linha n.º 2T vai permitir melhorar as acessibilidades ao Bairro de Santa Apolónia em horário noturno.

PUBLICIDADE

publicidade

Os SMTUC vão reforçar a oferta na Quinta da Portela, no período escolar, com mais uma viagem às 08h15. Depois da análise efetuada, constatou-se ser possível com os atuais tempos de percurso, servir esta zona residencial, mantendo o horário da viagem das 8h20, no Polo II, da linha n.º 34.

PUBLICIDADE

Foi igualmente analisada a atual oferta em vigor para as linhas n.º 34 e 34T, uma vez que estão suspensas duas viagens, que se realizavam em anos anteriores, no período escolar, a partir da Universidade às 08h45 e 13h45. Estas duas viagens eram efetuadas com recurso a viatura extra, que efetuava um reforço, realizando-se entre as viagens das 08h35 e 08h50 (que se mantêm em vigor), e ainda entre as viagens das 13h25 e 13h45 (que também se mantêm em vigor) a partir da Universidade. Já a viagem na linha n.º 38T, às 09h20, com percurso até à Portagem, encontra-se igualmente suspensa neste período especial. Esta oferta agora em vigor será então mantida, mesmo em período escolar, uma vez que os serviços dos SMTUC verificaram não se justificar os reforços outrora existentes.

Já a alteração à linha n.º 52 (Pedrulha – Póvoa do Loureiro / Via Mata de S. Pedro), incluindo as variantes M, P e T, surge no seguimento da monitorização da operação, tendo-se verificado “que seria possível melhorar a eficácia desta linha, face à sua utilização e aos meios nela envolvidos”, pode ler-se na informação técnica dos SMTUC. 

Esta alteração resulta na redução de três viagens no período da tarde dos dias úteis, mantendo-se a oferta nos dias úteis de manhã, e aos fins de semana e feriados, o que vai permitir libertar uma viatura e respetivos tripulantes. “Esta nova oferta, resultante de uma situação excecional” está “a funcionar bem e parecia dar garantias de resultados positivos, caso passasse a definitiva, pelo que o Sr. Presidente da União de Freguesias [de Souselas e Botão] concordou com este novo esquema que lhe foi apresentado”, é referido na informação dos SMTUC. Com o novo “esquema proposto será efetuado o mesmo número de viagens que está a ser praticado atualmente, mas verificar-se-á uma redução de cinco viagens relativamente ao aprovado e implementado inicialmente. No entanto, deverá ser tido em conta que, no período do almoço, duas destas viagens se efetuavam com a diferença de apenas cinco minutos, relativamente a outras duas de variante diferente, o que na prática leva a que a diferença, entre a oferta proposta e a aprovada inicialmente, se resuma à redução de apenas três viagens (no período da tarde), com partida da Pedrulha às 16h05, 17h40 e 19h30 (têm alternativa às 15h30, 17h05, 18h40 e 20h15)”. Estas alterações vão funcionar em regime experimental durante um período de dois meses

Por fim, a alteração do percurso de uma viagem da linha n.º 2T vai permitir melhorar as acessibilidades ao Bairro de Santa Apolónia em horário noturno. O desvio do percurso proposto para a linha n.º 2T passar a servir o Bairro de Santa Apolónia, na viagem com partida da Manutenção às 21h30, será efetuado via Estrada de Eiras, proporcionando uma melhoria do serviço prestado. O desvio será efetuado a partir do Loreto (rotunda) até à Ponte de Eiras, via rua Augusto Luiz Martha, rua Bento de Jesus Caraça, estrada de Eiras, rua de Entre Vinhas, rua Barca da Ribeira de Eiras, Bairro de Santa Apolónia, em vez do atual percurso via rua Manuel Madeira. Este desvio será possível efetuar-se com o mesmo tempo de percurso, não sendo necessária qualquer alteração de horário, apenas será referenciado no horário ao público o percurso alternativo desta viagem.

 

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE