Região

Cantanhede estreia orçamento participativo com dois modelos distintos

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 12-04-2022

A Câmara Municipal de Cantanhede vai promover pela primeira vez a iniciativa Orçamento Participativo de Cantanhede, acompanhado do Orçamento Participativo Jovem para reforçar a “cidadania ativa” no concelho.

PUBLICIDADE

O Orçamento Participativo (OP) vai assentar num modelo fechado para o OP geral, em que os munícipes são chamados a escolher um dos cinco projetos predefinidos.

No caso do OP Jovem, trata-se de um modelo aberto, em que os participantes “propõem à Câmara a realização de um investimento direcionado aos jovens, até ao limite de 50 mil euros”, informou o Município de Cantanhede, no distrito de Coimbra, numa nota de imprensa enviada hoje à agência Lusa.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

“Queremos uma comunidade mais ativa e relevante no exercício da cidadania, dando-lhe oportunidade de propor e eleger propostas de investimentos de interesse para o concelho”, disse, citada na mesma nota, a presidente da Câmara de Cantanhede, Helena Teodósio.

PUBLICIDADE

No que diz respeito ao Orçamento Participativo de Cantanhede, podem participar todos os cidadãos residentes no concelho, com mais de 16 anos.

A construção do auditório municipal, a criação do centro tecnológico de informática, bem como a requalificação da marginal na Praia da Tocha, são algumas das propostas de investimento que estão sujeitas a votação.

Outras das propostas passa pela construção de uma piscina exterior e espaço de lazer nas Piscinas Municipais de Cantanhede, e ainda a construção do circuito de manutenção e do parque infantil inclusivo no Parque Urbano da Quinta de São Mateus.

A votação pode ser feita ‘online’ ou presencialmente no Paços do Concelho, na Casa Francisco Pinto e na Biblioteca Municipal, sendo que as votações decorrem “até 15 de maio, seguindo-se, até final deste mês, a análise de eventuais reclamações e avaliação da comissão de análise”, adianta o comunicado.

Em julho serão divulgados os resultados e apresentado o projeto vencedor.

O Orçamento Participativo Jovem está em fase de divulgação até 15 de junho e as propostas devem ser apresentadas, mediante inscrição prévia na plataforma existente no ‘site’ do município, até 15 de setembro.

Segundo a autarquia, entre 15 de setembro e 15 de outubro decorre a “análise técnica das propostas, decorrendo a votação durante um mês, até 15 de novembro, através do ‘site’ do município” ou de forma presencial nas instalações da Câmara.

O projeto vencedor será anunciado até 16 de dezembro de 2022.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE