Coimbra

Coimbra adjudica reabilitação de 33 habitações municipais por 4,3 milhões de euros

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 04-04-2022

A Câmara de Coimbra aprovou hoje a proposta de adjudicação da empreitada de reabilitação de 33 habitações municipais no Bairro da Fonte do Castanheiro, junto à Arregaça, por 4,3 milhões de euros (ME).

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

“É um momento de grande satisfação ver avançar uma empreitada que tem uma longa história”, congratulou-se o vereador Francisco Queirós, da CDU, que no anterior mandato detinha o pelouro da habitação.

PUBLICIDADE

No entanto, a vereadora socialista Regina Bento alertou para o facto do “enguiço” da obra ainda poder continuar, já que o júri excluiu duas propostas por falta do plano de trabalhos e adjudicou a proposta que não apresenta o preço mais baixo, “que era o único critério do concurso”.

Para Ana Bastos, responsável pelo pelouro do urbanismo e obras municipais, a inexistência do plano de trabalhos, solicitado no caderno de encargos, é razão suficiente para as propostas serem excluídas, baseando-se em anteriores sentenças judiciais.

“O departamento jurídico da Câmara foi ouvido e confirmou que faz sentido excluir as duas propostas”, disse a autarca, referindo ainda que a empreitada é “urgente para integrar o Plano de Recuperação e Resiliência e ser financiada a 100%”.

O processo global de reabilitação do bairro da Fonte do Castanheiro tem como objetivo intervir em 68 habitações municipais e transformá-las em 54 novas habitações, “já que algumas destas habitações são bifamiliares e serão unificadas para que cumpram os requisitos legais de habitabilidade”.

Esta intervenção insere-se nos objetivos definidos pela Estratégia Local de Habitação, aprovada em dezembro de 2020, que prevê um investimento de 60 milhões de euros em habitação nos próximos seis anos.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE