Coimbra

Oliveira do Hospital acolheu sessão de esclarecimento sobre o novo quadro comunitário para territórios do interior

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 23-12-2014

unnamed (18)

PUBLICIDADE

No âmbito do “Compromisso Beira Serra 14-20”, a ADIBER em colaboração com o Município de Oliveira do Hospital promoveu uma sessão pública, no dia 17 de dezembro, para esclarecer e auscultar contributos sobre o novo quadro comunitário. Esta reunião com parceiros onde se fizeram representar várias entidades de diferentes setores, como empresários, economia social, associativismo e coletividades, e autarquias locais, visou abordar o instrumento

“Desenvolvimento Local de Base Comunitária” (DLBC) que procura envolver os atores locais no desenvolvimento de respostas para os desafios sociais, ambientais e económicos e que pode facilitar a implementação de abordagens integradas dos Fundos Estruturais Europeus de Investimento. Trata-se do programa que sucede aos outros programas de iniciativa comunitária como LEADER2, LEADER+ e o Sub Programa 3 PRODER.

PUBLICIDADE

Na sessão de abertura, o vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital registou a abertura da ADIBER “aos agentes do território desde o início do arranque de qualquer programa” lembrando que para a preparação da estratégia para o novo quadro comunitário foi importante a “assinatura do Compromisso Beira Serra 14-20 com um variado conjunto de parceiros”, um compromisso “coletivo da região para se juntar e estabelecer um programa de acesso a este envelope de ajudas financeiras que a União europeia disponibiliza para os territórios do interior”.

José Francisco Rolo sublinhou ainda a importância desta “ligação às autarquias que têm sido agentes dinamizadores, que chamam os agentes de cada concelho para serem ouvidos e trazerem propostas e linhas de força de atuação onde podem ser aplicados estes meios financeiros”. Dessa forma desafiou todo o concelho a trazer contributos “para linhas de ação” e “para a pré-qualificação deste território para o acesso que pretende ter ao Programa DLBC”.

PUBLICIDADE

publicidade

Miguel Ventura, presidente da ADIBER, que explicou as linhas de ação que são conhecidas até ao momento deste plurifundo (financiamento com recurso a vários fundos europeus) com diferentes autoridades de gestão, sublinhou que se pretende elaborar “uma estratégia de desenvolvimento local para este território, na qual todos nós nos possamos rever e também sermos corresponsabilizados na sua execução, e no futuro, na sua implementação”. A ADIBER pretende “trabalhar desde o início para estarmos na linha da frente” tal como aconteceu na execução do PRODER e que possibilitou o acesso ao reforço de verbas daí que seja importante uma “participação ativa por parte de todos os parceiros” do território da Beira Serra.

Refira-se ainda que como metodologia facilitadora da participação ativa de todos os atores do território, a ADIBER disponibiliza no seu site, uma ficha de recolha de propostas que deve ser preenchida e entregue até ao final do mês, dia 31 de dezembro.

Mais informações em http://www.adiber.pt/destaques/compromisso-beira-serra-14-20

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE