Região

Tábua quer acolher 50 cidadãos ucranianos

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 28-02-2022

 Câmara de Tábua manifestou hoje disponibilidade para acolher 50 cidadãos ucranianos, numa primeira fase, adiantando que está a proceder à criação de um centro logístico de recolha de bens e donativos para enviar para a Ucrânia.

PUBLICIDADE

“Temos as coisas preparadas para vir a ter umas 50 pessoas nesta fase inicial, contudo estamos a fazer os contactos com as embaixadas e com as autoridades portuguesas, bem como através do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes de Tábua (CLAIM), para que possamos definir as necessidades que os mesmos possam ter e aí agirmos já”, disse à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal de Tábua, Ricardo Cruz.

Ao nível da habitação a autarquia vai disponibilizar a Casa SOS – Casa de Acolhimento Temporário, na União de Freguesias de Covas e Vila Nova de Oliveirinha, sendo que, neste momento, a Câmara está a estabelecer uma parceria com uma instituição particular de solidariedade social (IPSS), no sentido de disponibilizar as suas instalações para alojar famílias.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Os serviços do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes de Tábua (CLAIM) já se encontram mobilizados na identificação dos recursos que deverão ser colocados à disposição dos cidadãos.

PUBLICIDADE

Ao mesmo tempo, aquele município do interior do distrito de Coimbra está a proceder à montagem de um centro logístico, estando atualmente a recolher informação para “saber quais os bens necessários”, a fim de fazer a recolha junto da população e posteriormente fazer chegar esses bens à Ucrânia.

O autarca deu ainda nota de que, numa segunda fase, caso seja vontade dos cidadãos, vir a “possibilitar essa oferta [de emprego] que existe para que os mesmos possam estar ativos na sociedade”.

“Estamos a fazer contactos com as empresas para ver as necessidades ou as possibilidades de acolhimento das pessoas nessas mesmas áreas”, adiantou.

Ricardo Cruz refere ainda que esta atitude pró-ativa, pretende traduzir em iniciativas concretas o espírito solidário e fraterno que caracteriza os tabuenses que não poderiam ficar indiferentes a esta inqualificável atrocidade, porque, nesta hora, todos somos ucranianos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE