Saúde

Vacina para menores de 5 anos da Pfizer/BioNtech poderá estar disponível em fevereiro

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 01-02-2022

A vacina contra a covid-19 para crianças com menos de cinco anos de idade a ser preparada por um consórcio de empresas composto pela Pfizer e BioNtech poderá estar disponível no final de Fevereiro, segundo o The Washington Post.

PUBLICIDADE

Segundo o jornal, que cita fontes familiarizadas com a investigação, espera-se que as duas empresas farmacêuticas apresentem hoje um pedido de autorização de utilização de emergência para a nova versão da vacina covid-19 à US Food and Drug Administration (FDA).

O medicamento pode ser administrado a crianças entre os seis meses e os cinco anos de idade, o que o torna o primeiro a ser comercializado para esta faixa etária.

PUBLICIDADE

A FDA instou as empresas a apresentarem o pedido para que os reguladores pudessem começar a rever os dados obtidos pelas empresas após a administração de duas doses da vacina, relata o jornal.

Nos últimos meses, a empresa farmacêutica tem também testado uma terceira dose neste grupo etário, após os resultados da imunização de duas injeções não terem sido inteiramente satisfatórios.

PUBLICIDADE

publicidade

Ainda assim, de acordo com o jornal, a empresa descobriu que as duas doses da vacina em crianças são seguras e está agora a testar os resultados com uma injeção de reforço, embora esta só esteja disponível pelo menos no final de Março.

Uma vez submetida essa informação à FDA, espera-se também que os reguladores autorizem uma terceira dose da vacina.

Os conselheiros externos da FDA deverão reunir-se sobre o pedido de duas doses em meados de fevereiro.

Em dezembro, a Pfizer e a BioNTech anunciaram que duas doses da vacina em crianças de 2, 3 e 4 anos não desencadeavam uma resposta imunitária comparável à gerada em adolescentes e adultos.

Mas o regime de duas doses criou uma resposta imunitária protetora em crianças dos 6 meses aos 2 anos de idade. Os fabricantes de medicamentos adicionaram então uma terceira injeção ao ensaio para tentar melhorar a resposta imunitária.

No ensaio, as crianças de 6 meses a 5 anos receberam duas doses de 3 injeções de microgramas, um décimo da dose dada aos adultos, com três semanas de intervalo.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE