Coimbra

CHUC acolhe 196 novos médicos internos (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 03-01-2022

Não se acomodem, perguntem, questionem, investiguem, estudem e incomodem com as vossas questões,e vontade de saber mais e fazer melhor”, foi com este desafio que o Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), Carlos Santos, deu as boas vindas aos  novos médicos internos.

PUBLICIDADE

Já o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, lembrou que “não existem dias monótonos no Serviço Nacional de Saúde (SNS), são de enorme aprendizagem”.

Na sua intervenção, o governante começou por referir que participa nesta sessão de acolhimento aos novos médicos com grande satisfação, lembrando que, para este ano, o governo fixou em 2400 o número de vagas para ingresso e frequência do internato médico.

PUBLICIDADE

No que respeita ao acesso à formação médica especializada, o governante destacou o esforço que tem sido desenvolvido pela Ordem dos Médicos, Conselho Nacional do Internato Médico, serviços e estabelecimentos de saúde e o Estado, para aumentar o número de capacidades formativas. “Este ano, abrimos o maior número de vagas de sempre desde 2009: foram disponibilizadas 1939 vagas”, referiu.

Para o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, os médicos que iniciam agora o seu percurso de 12 meses de internato, vão fazê-lo num contexto que é ainda especial. “Um contexto pandémico que também trouxe desafios acrescidos à vossa formação académica” afirmou.

PUBLICIDADE

publicidade

A receção aos novos profissionais decorreu, esta manhã, a partir da sala de Imprensa do CHUC, com transmissão para todas as entidades do SNS que recebem médicos internos.

A sessão contou, ainda,  com a presença do presidente do Conselho Nacional do Internato Médico, João Carlos Ribeiro, que salientou que o ativo mais valioso do SNS são os recursos humanos.

Refira-se que o Centro Hospitalar Universitário de Coimbra acolhe 196 novos médicos internos, sendo 103 de formação especializada e 93 de formação geral.

Veja os diretos NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE