Política

Rui Rio diz que PS tem de esclarecer se também viabilizará governo minoritário do PSD

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 18-12-2021

O presidente social-democrata, Rui Rio, considerou hoje que o PS não pode fugir de esclarecer se também estará disponível para negociar a viabilização de um governo minoritário do PSD, pedindo a António Costa “humildade democrática”.

PUBLICIDADE

publicidade

“Independentemente do que o doutor António Costa possa ter dito, acho que em nome do interesse nacional, em nome do prestígio da democracia, os partidos que não ganham devem estar disponíveis para negociar – não é para dizer de qualquer maneira voto, nada disso – para negociar no sentido de nós conseguirmos a governabilidade para o país”, desafiou Rui Rio em entrevista à RTP durante o 39.º Congresso Nacional do PSD,

PUBLICIDADE

O PS, segundo Rui Rio, “tem que ser confrontado com isso, não pode andar a fugir e a dizer não sei”.

O líder do PSD afirmou que Luís Montenegro “tem toda a razão” em relação à necessidade de António Costa ser claro sobre os cenários pós-eleições legislativas.

“Aceitar o resultado eleitoral significa: ‘aquele ganhou e eu estou disponível para negociar com ele a viabilização do seu governo’. Isso deve ser recíproco”, defendeu.

Para Rio, se o PSD tem disponibilidade “para servir o país, também tem de haver a disponibilidade no sentido contrário e o PS tem de ter a mesma humildade democrática”.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE