Coimbra

Já pode visitar o presépio dos Bombeiros Sapadores de Coimbra (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 15-12-2021

O tradicional presépio da Companhia Municipal de Bombeiros Sapadores de Coimbra (CMBSC) já está de portas abertas à espera de uma visita. Todos os dias, até 7 de janeiro, entre as 10:00 e as 20:00, a entrada é gratuita.

PUBLICIDADE

Instalado na Casa Municipal da Proteção Civil, na Avenida Mendes Silva, o presépio dos bombeiros “é uma tradição com mais de 90 anos”, frisou o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, que cortou a fita inaugural. A composição, que conta com centenas de peças, foi preparada pelos bombeiros ao longo das últimas semanas.

“É uma tradição que infelizmente foi interrompida devido à pandemia, no ano passado, mas que está de volta e merece ser vista e revista”, afirmou o autarca, destacando o “trabalho de grande minúcia e muito carinho só possível devido à organização dos bombeiros”.

PUBLICIDADE

O presépio é animado, com recurso a uma “engenhoca” que tem um motor elétrico e é feita com “correntes de bicicleta, de motorizada, mecanismos de máquinas de lavar”, entre outras. A máquina ainda é a original embora requeira manutenção constante, revelou ao NDC Paulo Palrilha, comandante dos Sapadores de Coimbra.

“Tentamos sempre que haja alguma alteração, de ano para ano”, explicou o operacional, até porque, disse, “as crianças têm uma memória visual magnífica e se o presépio tiver a mesma figuração elas perguntam logo porquê”.

PUBLICIDADE

publicidade

Além do quadro da Natividade, a Casa Municipal da Proteção Civil acolhe uma exposição, também de entrada gratuita, que “mostra o trabalho desempenhado pelos bombeiros nesta pandemia”, com diferentes equipamentos e áreas de intervenção.

No exterior, estão duas ovelhas e um casal de patos que fazem sempre as delícias de miúdos e graúdos.

Questionado pela comunicação social a “pedir um presente de Natal”, Paulo Palrilha desejou “apenas que todos tenham saúde”.

Veja o presépio dos Bombeiros Sapadores de Coimbra:

Veja o direto NDC com o comandante dos Sapadores de Coimbra, Paulo Palrilha:

Veja o direto NDC com José Manuel Silva, presidente da Câmara de Coimbra:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE