Coimbra

Bluepharma e Universidade de Coimbra reeditam farmacopeia do século XVII (com video)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 14-12-2021

A Bluepharma, em parceria com a Universidade de Coimbra, lança a edição fac-similada da Pharmacopea Bateana, uma das primeiras obras que compilavam as substâncias e receitas de medicamentos do século XVII, e a primeira traduzida para português por D. Caetano de Santo António, em Coimbra.

PUBLICIDADE

A Sala de São Pedro da Biblioteca Geral foi o cenário escolhido para João Rui Pita, professor da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, apresentar a reedição e revelar alguns pormenores da obra, como alguns tratamentos descritos à época. (veja o video)

Publicada pela primeira vez em 1690 pelo prestigiado clínico britânico George Bate, a Pharmacopea Bateana chega a Portugal em 1713 numa tradução de D. Caetano de Santo António, que explica mesmo porque se decidiu avançar com este trabalho: lendo a achei nela tão excelentes receitas que as comuniquei a alguns sapientíssimos Professores assim da Medicina, como da Pharmaceutica, os quaes me pediram as mandasse imprimir. A reedição agora conta ainda com alguns tópicos importantes que D. Caetano, com base na sua experiência profissional, acrescentou ao original.

PUBLICIDADE

No ano em que celebra 20 anos de história, a Bluepharma reafirma o compromisso para com um projeto que teve início em 2014 e prolongar-se-á por mais dois anos. No total, dez farmacopeias serão reeditadas, numa seleção de João Rui Pita, professor universitário de Farmácia.

Recordando que a inovação é o que move a Bluepharma, Paulo Barradas Rebelo revelou que “a partilha de conhecimento histórico é fundamental. Reconhecemos e respeitamos o contributo dos nossos antepassados, que nos trouxe até ao momento presente, e consideramos importante celebrá-lo sempre com os olhos postos no futuro.”

PUBLICIDADE

publicidade

Na sessão participaram também, Delfim Leão, vice-reitor da Universidade de Coimbra, João Gouveia Monteiro, diretor da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, e Alexandre Dias Pereira, diretor da Imprensa da Universidade.

Este é o oitavo lançamento que integra um projeto de reedição de dez farmacopeias portuguesas emblemáticas, numa colaboração com a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra e a Imprensa da Universidade de Coimbra. Trata-se da reedição de um conjunto de livros que foram sendo editados ao longo dos séculos e que continham a lista de produtos para tratamentos, receitas e formulas de medicamentos, então produzidos nas farmácias e utilizados pelos médicos para tratar os doentes.

Veja a apresentação da reedição Pharmacopea Bateana no direto Notícias de Coimbra.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE