A entrada, este domingo, de José Carlos Alexandrino para o lugar que era ocupado, sexta-feira, por Carlos Cidade no projeto de lista do PS de candidatos a deputados à Assembleia da República pelo círculo de Coimbra explica, em parte, a aprovação do elenco, feita hoje, pela Comissão Política da Federação (CPF).
Acresce que a minoria federativa, liderada por João Portugal, conseguiu o ingresso de Ricardo Lino (6º.) no elenco de putativos parlamentares socialistas por Coimbra.
O projeto de lista a submeter à Comissão Política Nacional do PS possui nos sete primeiros lugares Marta Temido (ministra da Saúde), Pedro Coimbra (anterior líder partidário distrital), Tiago Martins, Raquel Ferreira, José Carlos Alexandrino (ex-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital), Ricardo Lino e Rosa Isabel Cruz.
PUBLICIDADE
Os quatro primeiros nomes transitaram do anterior para o atual projeto de lista. Sexto nome do anterior projeto, Cristina de Jesus ficou à margem do atual.
A CPF do PS/Coimbra, órgão máximo entre congressos socialistas de âmbito distrital, rejeitou, sexta-feira, uma proposta de elenco de potenciais deputados ao conceder-lhe 37 votos favoráveis e 41 contra, soube NDC de fontes partidárias.
José Carlos Alexandrino tinha descartado figurar na nona posição da lista, alegando insuficiente representação dos concelhos serranos do círculo eleitoral de Coimbra.
O elenco acabado de aprovar mereceu 55 votos a favor e 19 contra.
Nuno Moita, presidente da Câmara de Condeixa-a-Nova e líder partidário de âmbito distrital, não fez parte de quaisquer das propostas de elenco na medida em que, recentemente, foi reeleito como autarca.
Em 2019, o PS conquistou cinco dos nove mandatos correspondentes ao círculo de Coimbra, tendo cabido três ao PSD e um ao Bloco de Esquerda.
PUBLICIDADE