Um homem de 24 anos foi detetado pela GNR com 270 quilos de pinhas mansas, no concelho de Mangualde, anunciou hoje o Comando Territorial de Viseu.
“No decorrer de uma ação de patrulhamento direcionada para a fiscalização da apanha da pinha mansa, os elementos do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) detetaram um homem de 24 anos, a transportar pinhas mansas sem que se fizesse acompanhar de documentação e fora do período permitido na lei”, refere a GNR numa nota.
A ação ocorreu na sexta-feira e resultou na elaboração de um auto de contraordenação por colheita de pinhas fora do período legal para o efeito e a apreensão de nove sacos de pinha mansa.
PUBLICIDADE
Os factos foram remetidos ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
A GNR relembra que “a colheita de pinhas de pinheiro-manso é proibida entre 1 de abril e 1 de dezembro e, ainda que esteja caída no chão, a sua apanha está interditada por se encontrar em época de defeso, salvaguardando assim o crescimento e desenvolvimento da pinha e do pinhão e evitando a colheita da semente com deficiente faculdade germinativa e mal amadurecida”.
PUBLICIDADE