Coimbra

Mais de 5.500 estudantes pediram bolsas de estudo à Universidade de Coimbra

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 25-11-2021
A Universidade de Coimbra (UC) recebeu 5.670 pedidos de bolsas de estudo até à semana passada. A maioria ainda está a aguardar decisão e quase meio milhar viu o requerimento recusado.

“À data de 19 de novembro de 2021, os Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC) têm registos de 5.670 candidaturas submetidas”, informou a instituição em resposta a um pedido do Notícias de Coimbra.

PUBLICIDADE

Até sexta-feira da semana passada, os SASUC rejeitaram o requerimento a 430 alunos por não cumprirem os requisitos. Atribuídas foram 2612 bolsas e, segundo a instituição, 2628 ainda se encontram “em tratamento”.

A Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) dá conta de quase o dobro dos pedidos de bolsas de estudo este ano, em relação a 2020. Até 21 de outubro de 2021, foram atribuídas, no total, 23.747 bolsas a estudantes do ensino superior para o ano letivo 2021/2022, das quais 17.251 começaram já a ser pagas. Na mesma altura em 2020, a DGES tinha atribuído apenas 12 mil bolsas de estudo, o que significa que o aumento registado este ano foi de 94%. No entanto, na Universidade de Coimbra, “os registos estão em linha com os do período homólogo do ano passado”. A informação disponível, assegurou fonte da Universidade ao NDC, “não permite afirmar que existe uma subida acentuada no número de candidaturas”.

PUBLICIDADE

“O processo de atribuição de bolsas de estudo para o presente ano letivo foi consolidado de modo a garantir a sua efetiva simplificação iniciada no ano letivo anterior”, relata a DGES, que explica que as alterações ao regulamento de atribuição de bolsas permitiram acelerar e melhorar o processo. Entre as medidas introduzidas está a possibilidade de serem considerados os rendimentos dos 12 meses anteriores ao pedido ou, no caso de revisão do valor da bolsa, os rendimentos do ano de 2021.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE