Coimbra

Rebentamento de conduta na Figueira da Foz deixou 1.300 clientes sem água

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 18-11-2021

O rebentamento de uma conduta, cerca das 11:30 de hoje, na zona norte da cidade da Figueira da Foz, deixou sem água 1.300 clientes e mantém sem abastecimento o parque de campismo, disse fonte da concessionária.

Em declarações à agência Lusa, João Damasceno, diretor geral da Águas da Figueira, explicou que foi afetada pela rotura “uma conduta secundaria de fibrocimento de 200 mm [milímetros], na rotunda Coelho Jordão”, localizada entre o estádio e o parque de campismo municipais e junto a zonas residenciais das freguesias de Tavarede e de Buarcos e São Julião.

O mesmo responsável adiantou que o abastecimento às cerca de 1.300 famílias afetadas “está regularizado”, tendo sido reposto após a empresa concessionária ter ativado “outro reservatório” do sistema de abastecimento de água.

PUBLICIDADE

“A água vem de outro lado. A conduta afetada é das mais pequenas, tem 200 mm [de diâmetro], temos condutas de 400, 500 ou 630”, explicou.

De acordo com João Damasceno, a rotura da conduta estará relacionada com a colocação de um poste de iluminação e os trabalhos em curso para a reparar mantinham sem água, cerca das 15:30, o parque de campismo municipal e três blocos de apartamentos da rua Gentil Ribeiro, localizada nas imediações.

“A conduta está exatamente por debaixo de um poste de eletricidade. Tem de ser retirado o poste para a conduta ser reparada”, adiantou, intervenção que segundo a Águas da Figueira estará concluída cerca das 17:30.

O diretor geral da concessionária revelou ainda que a zona afetada “tem muita pressão” de água, o que levou a que o rebentamento da conduta provocasse uma pequena inundação na rotunda Coelho Jordão, com pedras projetadas para a estrada, situação que foi resolvida com o apoio de meios da Águas da Figueira e Bombeiros Sapadores da Figueira da Foz.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE