Exposições

 “Evocar o Fado” no Mercado Municipal da Pampilhosa da Serra

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 14-11-2021

A exposição “Evocar o Fado” é realizada no âmbito do projeto “À Beira do Fado”, que resulta de uma iniciativa conjunta entre os Municípios de Pampilhosa da Serra, Arganil e Oliveira do Hospital, “que se juntaram para defender a cultura naquilo que é um dos maiores patrimónios imateriais de Portugal: o fado”. 

PUBLICIDADE

Segundo Alexandra Tomé, esta exposição, que pode ser vista até ao dia 31 de dezembro, “retrata em 20 painéis a história do fado, desde a sua representação mais antiga até ao fado mais moderno e contemporâneo”. 

Numa ode a esta expressão artística e cultural, na galeria figuram referências que vão desde Alfredo Marceneiro, passando pela incontornável Amália Rodrigues, Carlos do Carmo, entre outras vozes da nova vaga do fado. 

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Para além desta iniciativa, a Vice-Presidente disse ainda que até ao final de agosto do próximo ano, está prevista a realização de “várias ações”, sendo que a próxima, tal como revelou em primeira mão, será o concerto da fadista Beatriz Rosário, agendado para o dia 26 de novembro. “Vai ser um momento único para o qual convido todos as estarem presentes”, adiantou Alexandra Tomé.

PUBLICIDADE

O projeto “À Beira do Fado” tem um investimento de cerca de 300 mil euros, cofinanciado a 100% pelo Programa Operacional do Centro, e contempla uma programação dinâmica que alia a tradição à contemporaneidade, com o desígnio de promover aquela que foi a primeira expressão artística declarada Património Imaterial da Humanidade em Portugal. 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE