O presidente da câmara da Figueira da Foz lamentou hoje o “balanço trágico” do naufrágio de uma embarcação, esta manhã, na costa daquele concelho, do qual resultaram quatro mortos e um ferido grave.
“O balanço é trágico, são quatro vidas que se perderam e uma pessoa num estado considerado grave a receber assistência no hospital”, lamentou Pedro Santana Lopes em declarações transmitidas pela SIC notícias, na praia do Hospital, na freguesia de S. Pedro, na Figueira da Foz, distrito de Coimbra.
PUBLICIDADE
O autarca salientou a “resposta rápida” dos meios de socorro, depois do alerta dado às 06:54.
“[Houve uma] resposta pronta dos meios quer aéreos quer terrestres, os meios responderam com rapidez, mas infelizmente nada havia a fazer. Um helicóptero da Força Aérea, que chegou rápido, mais meios marítimos, tudo acorreu rapidamente (…). O que não quer dizer que se consigam salvar todas as vidas”, referiu.
Segundo o autarca, a embarcação naufragada é de pesca desportiva e “terá sido apanhada numa vaga”, durante “uma situação com muito nevoeiro”.
Segundo um comunicado da Autoridade Marítima Nacional (AMN) entretanto divulgado, os quatro tripulantes seguiam numa embarcação marítimo-turística, que transportava cinco pessoas.
Nas operações de socorro participaram meios da Capitania do Porto da Figueira Foz, bombeiros sapadores e voluntários da Figueira da Foz, INEM e Instituto de Socorros a Náufragos.
Os trabalhos de busca e resgate contaram ainda com o apoio de um helicóptero da Força Aérea.
Reportagem em direto com Pedro Santana Lopes, presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz:
;
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE