Empreendedorismo

Web Summit Community Coimbra

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 23-10-2021

Devo começar por felicitar a United Boutiques e a Cityoo, duas empresas que são produto do ecossistema de inovação e empreendedorismo da região de Coimbra, pela inclusão num grupo restrito de 75 startups que foram selecionadas pela Startup Portugal, através do programa #Road2WebSummit, e serão apoiadas para participarem na edição de 2021 da Web Summit.

PUBLICIDADE

Este facto realça o efeito de comunidade que se gerou espontaneamente em 2016 com a criação da Web Summit Community Coimbra e que desde então tem reunido empreendedores antes, durante e depois de cada edição da Web Summit com a missão essencial de promover a partilha de experiências como forma de apoiar quem pela primeira vez se propõe participar neste que é um dos principais certames de inovação e empreendedorismo a nível global.

Mas importa dar o destaque a quem, neste contexto, o deve ter. O destaque deve ir todo para os empreendedores, as suas equipas e os projetos que desenvolvem.  E começo pela United Boutiques, start-up liderada pela Catarina Nogueira, que é um Marketplace que surgiu no mercado com a proposta de permitir o acesso gratuito a moda de marcas cuidadosamente selecionadas com descontos até 80%. Como é que se torna isso possível? A United Boutiques responde: Através da compra online stock-off das melhores boutiques de moda nacionais.

PUBLICIDADE

A Cityoo, uma plataforma digital, incubada na ESABIC Portugal, que monitoriza a evolução do ambiente da cidade e a sua construção em tempo quase real. Na Cityoo surge a Rita Januário no comando das operações.

É com especial agrado que registo dois projetos de Coimbra em destaque na Web Summit liderados por duas mulheres, que conheço bem, e sei que não o são por qualquer requisito de igualdade de género ou imposição de quotas, mas sim pelas qualidades pessoais e capacidade de execução que fazem delas verdadeiras empreendedoras.

PUBLICIDADE

publicidade

Voltando à Web Summit Community Coimbra, é também importante destacar que, sendo uma das mais ativas Web Summit Communities nosso país, volta a manter a sua marca na edição de 2021 desta mega-montra de inovação e tecnologia que Portugal teve a audácia de atrair até si em 2016. O trajeto da Web Summit Community Coimbra está, desde o seu início, entrelaçado com o trajeto da alphaCoimbra, ao serviço da comunidade do ecossistema de inovação e empreendedorismo da região de Coimbra.

Opinião de Rui Nuno Castro | Presidente da alphaCoimbra

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE