Região

Museu e Biblioteca da Pampilhosa da Serra “reviveram tradições” para assinalar Mês da Alfabetização e das Literacias

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 30-09-2021

Através da atividade “Reviver tradições: da espiga à farinha!”, a Biblioteca Municipal da Pampilhosa da Serra, em colaboração com o Museu Municipal, associou-se à Iniciativa Nacional de Educação e Formação de adultos, promovida pela Apefa, no âmbito do Mês da Alfabetização e das Literacias, que se assinalou ao longo do mês de setembro.

PUBLICIDADE

As sessões foram dinamizadas em parceria com as duas valências da Santa Casa da Misericórdia de Pampilhosa da Serra – UCCI e ERPI -, e visaram promover e comemorar a literacia, sensibilizar para o direito universal à educação e para a aprendizagem ao longo da vida.

Partindo deste pressuposto, mediante sugestão da Biblioteca Municipal, nos dias 20 e 21 de setembro, realizou-se, por videoconferência, a leitura da história “O Grão de milho”, seguindo-se a troca de conhecimento sobre o tratamento do milho (escanar, desfolhar, estonar e debulhar), assim como as tradições associadas a cada trabalho. Foi ainda abordada a importância dos cereais em tempos difíceis de pobreza e de guerra, tendo a atividade terminado com a leitura da lenda dos cereais.

PUBLICIDADE

Por outro lado, nos dias 29 e 30, o Serviço Educativo do Museu Municipal, promoveu duas sessões, também via online, tendo como ponto de partida um pequeno vídeo sobre o ciclo do milho. Seguiu-se um momento de diálogo com os participantes sobre as diferentes etapas do ciclo do milho, no qual cada participante teve a possibilidade de partilhar as suas experiências neste assunto. No decorrer das sessões, os intervenientes envolvidos, aludiram ao espólio exposto na sala Alma Serra do Museu Municipal, terminando com um pequeno quis sobre o mesmo tema.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE