Política

Carlos Cidade não se recandidata ao PS de Coimbra após derrota nas autárquicas

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 29-09-2021

O presidente da Comissão Política Concelhia de Coimbra do PS, Carlos Cidade, não se vai recandidatar àquela estrutura nas próximas eleições, que se devem realizar entre dezembro e janeiro, em função do desaire eleitoral nas autárquicas de domingo.

PUBLICIDADE

“É evidente que não atingindo o objetivo de vencer as eleições autárquicas em Coimbra, obviamente que não serei recandidato. Não me vou demitir e manter-me-ei em funções até ao ato eleitoral interno para as concelhias e para as secções”, disse hoje à agência Lusa o líder partidário.

Salientando que já tinha decidido que não se recandidataria, “mesmo que o PS vencesse as eleições autárquicas”, Carlos Cidade entende que deve dar “a oportunidade a um novo ciclo político com outras pessoas, outros camaradas, sejam homens ou mulheres”.

PUBLICIDADE

O presidente da Comissão Política Concelhia do PS, que era o atual vice-presidente da Câmara e número dois da lista encabeçada por Manuel Machado, salienta que se orgulha do trabalho efetuado nos últimos 10 anos, cujo momento alto foi a reconquista do município ao PSD em 2013.

“Orgulho-me do trabalho feito, mantendo o partido unido até ao momento, recuperando a Câmara para o PS e ganhando nas freguesias durante os últimos anos”, frisou o dirigente socialista.

PUBLICIDADE

publicidade

Carlos Cidade entende que deve “dar a palavra aos militantes para optarem por outras opções”, mas garantiu que vai exercer o cargo de vereador da oposição no próximo mandato.

“O povo tomou a sua decisão e elegeu-me como vereador da oposição e cumprirei naturalmente a sua decisão, assumindo as minhas funções como vereador na Câmara Municipal de Coimbra”, sublinhou.

A coligação Juntos Somos Coimbra, encabeçada por José Manuel Silva, venceu este domingo a presidência da Câmara de Coimbra, com maioria absoluta, impedindo a reeleição do socialista Manuel Machado para um terceiro mandato, segundo dados provisórios do Ministério da Administração Interna.

A coligação (PSD/CDS-PP/NC/PPM/A/RIR/VP), encabeçada pelo antigo bastonário da Ordem dos Médicos José Manuel Silva, teve 43,92%, correspondendo a seis mandatos, enquanto o PS, que recandidatou Manuel Machado a um terceiro mandato, alcançou 32,65% e quatro lugares, de acordo com os dados apurados.

A CDU (PCP-PEV) elegeu um vereador, com 7,51% dos votos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE