O movimento Cidadãos por Coimbra (CpC) lamentou hoje que a Câmara municipal venha a ser governada nos próximos quatro anos em maioria absoluta (coligação Juntos por Coimbra) e alertou para os riscos dessa “postura de autossuficiência”.
“Temos uma Câmara com maioria absoluta e provavelmente com uma postura que não será a melhor, mas vamos ver, naturalmente o tempo o dirá”, disse o candidato Jorge Gouveia Monteiro, que não conseguiu a eleição para a vereação, contrariando as sondagens à boca das urnas que apontavam nesse sentido.
PUBLICIDADE
Apesar de manter toda a representação que tinha no atual mandato, o empresário, de 65 anos, salienta que o CpC pretendia “uma câmara mais plural e não temos”.
Para Gouveia Monteiro, os resultados das eleições de domingo significam que “o povo da minha terra em vez de valorizar programas, desempenhos e lutas que vinham de trás, decidiu varrer”.
“Nós vamos continuar a nossa ligação às pessoas, dando voz aos cidadãos”, sublinhou.
Segundo o candidato independente, o CpC quer continuar a estar com as causas da cidade que as pessoas abraçarem nos próximos anos, “em tudo aquilo que falámos durante a campanha, desde as questões ambientais, às educativas e culturais”.
“Vamos estar expectantes em relação a uma nova maioria que se vai constituir na Câmara e Assembleia Municipal. Vamos estar atentos a todos os sinais, mas sobretudo procurando afirmar os grandes valores pelos quais lutamos”, afirmou.
A coligação Juntos Somos Coimbra, encabeçada por José Manuel Silva, venceu este domingo a presidência da Câmara de Coimbra, com maioria absoluta, impedindo a reeleição de Manuel Machado para um terceiro mandato, segundo dados provisórios do Ministério da Administração Interna.
A coligação (PSD/CDS-PP/NC/PPM/A/RIR/VP), encabeçada pelo antigo bastonário da Ordem dos Médicos José Manuel Silva, teve 43,92%, correspondendo a seis mandatos, enquanto o PS, que recandidatou Manuel Machado a um terceiro mandato, alcançou 32,65% e quatro lugares, de acordo com os dados quando já estavam apurados os resultados nas 18 freguesias do concelho de Coimbra.
A CDU (PCP-PEV) elegeu um vereador, com 7,51% dos votos.
PUBLICIDADE