Coimbra

Coimbra conta com mais quatro salas na Rede de Teatros e Cineteatros

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 10-09-2021

Quatro equipamentos culturais da cidade de Coimbra e o Coliseu do Porto vão integrar a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP), cuja primeira fase de seleção de credenciados decorre até ao início de outubro, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

De acordo com uma atualização feita pela Direção-Geral das Artes (DGArtes), já foi dada credenciação a 81 equipamentos culturais, estando cinco candidaturas ainda em análise até 04 de outubro e três excluídas “por falhas na instrução do pedido”.

Em agosto, a DGArtes tinha anunciado uma primeira credenciação de 50 equipamentos culturais, atualizando agora a lista de teatros, cineteatros, auditórios, casas culturais que integram a nova RTCP.

PUBLICIDADE

Segundo a nova lista de credenciados, Coimbra será a cidade como mais equipamentos na rede, contando com o Convento São Francisco, o Teatro Académico Gil Vicente, o Teatro da Cerca de São Bernardo e a Oficina Municipal do Teatro.

Destaque ainda para a inclusão do Coliseu do Porto, do Coliseu Micaelense (Ponta Delgada) ou do Teatro Municipal Joaquim Benite (Almada).

PUBLICIDADE

publicidade

Os equipamentos culturais selecionados nesta fase de lançamento da RTCP poderão candidatar-se a uma linha de apoio à programação que, segundo a página oficial da DGArtes, abrirá a 09 de outubro.

No entanto, na fase inicial de implementação da RTCP, os equipamentos culturais nos concelhos de Lisboa e do Porto não podem concorrer ao apoio à programação, para que as verbas cheguem a “realidades territoriais mais carenciadas em termos de recursos, projetos e dinâmicas culturais e artísticas”, como refere a DGArtes.

Em julho, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, revelou no parlamento que esta linha de apoio à programação terá uma dotação entre cinco milhões e seis milhões de euros.

Quando esta fase de arranque da RTCP estiver concluída, o processo de credenciação “passará a estar aberto em regime de permanência, sem interrupções” para as entidades que queiram aderir no futuro.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE