Coimbra

Politécnico de Coimbra quer qualificar para “Impulsionar as Pessoas e o Território” (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 08-09-2021

Decorreu esta tarde, no auditório da Escola Superior Agrária de Coimbra, a apresentação do Projeto do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) que pretende “Impulsionar as Pessoas e o Território”, com o objetivo de “aumentar a qualificação de jovens e adultos para responder às necessidades do mercado de trabalho na região e no país”.

O projeto Impulsionar as Pessoas e o Território é uma iniciativa do Politécnico de Coimbra com vista à formalização de um consórcio para o desenvolvimento de programas de formação no âmbito dos programas Impulso Jovens STEAM e Impulso Adultos. 

Numa primeira fase o IPC focou-se em encontrar “ao longo do último mês e meio” parceiros como empresas, autarquias e outras instituições do setor social “que dissessem aquilo que o território está a precisar”, enquanto através das Escolas do Instituto se foi “montando uma oferta nas formações que o território tinha identificado como necessárias”, explicou Jorge Conde, líder do IPC.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

Este projeto contempla cerca de 100 ações de formação, desde Cursos Técnicos Superiores Profissionais, Licenciaturas, Mestrados, Pós-Graduações a Microcredenciações. 

Todas as atividades a serem desenvolvidas neste âmbito têm como objeto o desenvolvimento de ações destinadas à implementação destes programas formativos, promovendo uma ligação do conhecimento à prática e contribuindo para o reforço da qualificação e da competitividade da economia regional. 

“No espaço de quatro anos pretendemos mudar a competência de cerca de 3200 pessoas, que procuram entrar no mercado de trabalho ou que pretendem fazer alterações na sua vida profissional, reconvertendo-se ou requalificando-se”, clarifica o presidente da instituição de ensino. 

 

Este projeto vai entrar agora “em fase de concurso” às verbas dos fundos comunitários Portugal 2020 e Portugal 2030 e e segundo Jorge Conde é expectável que os resultados sejam conhecidos no início de 2022.

O responsavél  acrescentou que o “consórcio optou por se concentrar num conjunto de áreas”, tais como: a Administração Pública, Floresta e Agroalimentar, Saúde, Turismo, Desporto, Envelhecimento Ativo, Artes e também na Indústria e Tecnologia Digital. 

“É por tudo isto que, na dinâmica do que são os programas “Impulso Jovens STEAM” e “Impulso Adultos”, criados dentro do PRR, o Politécnico de Coimbra optou por estabelecer um conjunto alargado de parcerias, que estarão ligadas ao consórcio a ser criado numa segunda fase, para concorrer aos fundos a concurso”. 

O presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra CIM RC), José Carlos Alexandrinho aproveitou para elogiar o “trabalho de diagnóstico” no território realizado pelas autarquias e pelo tecido empresarial.

 

O presidente da CIM RC destacou ainda o carácter utilitário do programa formativo deste projeto: são formações que dão respostas às empresas e que precisam de profissionais naquelas áreas.

Na cerimónia foram celebrados protocolos com autarquias, empresas e outras instituições, nomeadamente: câmaras municipais de Cantanhede, Figueira da Foz, Lousã, Mealhada, Miranda do Corvo, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares, ACIFF – Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz, ADELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego, AP- AssocBenef. Da obra de Fomento Hidrogrícola do Baixo Mondego, APTS – Associação Portuguesa de Turismo Sustentável, CoimbraMaisFuturo, Escola Nacional de Bombeiros, CEARTE, CERC Coimbra (Conselho Empresarial da Região de Coimbra), Basi – Grupo FHC, Bluepharma e Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra. 

Veja o vídeo do direto NDC da apresentação do projeto: