Região

Enfermeiros apelam à reabertura da extensão de saúde de Aguda em Figueiró dos Vinhos

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 12-08-2021

A Secção Regional do Centro (SRCentro) da Ordem dos Enfermeiros solicitou hoje a “reabertura imediata” da extensão de saúde de Aguda, da Unidade de Saúde Familiar (USF) de Figueiró dos Vinhos, no distrito de Leiria.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

“No seguimento de um abaixo-assinado remetido à SRCentro da Ordem dos Enfermeiros a pedir a reabertura urgente da extensão de saúde de Aguda, da Unidade de Saúde Familiar (USF) de Figueiró dos Vinhos, a SRCentro enviou ofício à Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro a solicitar a resolução célere da situação”, lê-se numa nota de imprensa.

PUBLICIDADE

O documento que solicita a reabertura deste posto de saúde (encerrado desde março de 2020), é subscrito por “cerca de 400 pessoas”.

Tendo em conta que a “saúde é um direito consagrado constitucionalmente” e que o propósito da Ordem dos Enfermeiros, como consta no Estatuto da Ordem dos Enfermeiros passa designadamente pela “promoção e defesa da qualidade dos cuidados de enfermagem prestados à população”, a SRCentro pediu à presidente da ARS do Centro a averiguação da situação e a resolução rápida do problema.

A Ordem refere que se trata de uma freguesia onde a população é “maioritariamente idosa” e os “poucos transportes disponibilizados” tem levado ao adiamento por parte dos utentes ao acesso a cuidados de saúde primários.

Numa fase de desconfinamento, de alívio das medidas adotadas no âmbito do combate à pandemia da covid-19, os enfermeiros do Centro afirmam que “não é aceitável que a prestação de outros cuidados e tratamentos de saúde seja posta em causa, deixando ainda mais fragilizados os moradores da freguesia da Aguda”.

“Acredito que, a partir deste pedido de colaboração, a ARS Centro irá encetar as diligências necessárias para reabrir rapidamente a extensão de saúde da Aguda”, refere, citado no comunicado, o presidente do conselho diretivo da SRCentro da Ordem dos Enfermeiros, Ricardo Correia de Matos.

A agência Lusa tentou obter uma reação da ARS do Centro, mas até ao momento não foi possível.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE