Autárquicas

João Marques é o candidato da CDU à Câmara da Mealhada

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 14-07-2021

O professor João Marques lidera a lista da CDU à Câmara da Mealhada, numa candidatura cuja principal preocupação é que as “pessoas participem de uma forma continuada [na vida do município] e não apenas de quatro em quatro anos”.

PUBLICIDADE

Esta é uma candidatura que “quer colocar os trabalhadores sempre em primeiro lugar. Os trabalhadores da autarquia que continuam sempre sem subsídios de insalubridade. Assumimo-nos como uma candidatura que tem valores ideológicos muito marcados e que se assume como de esquerda”.

João Marques, professor, de 46 anos e militante do Partido Comunista Português (PCP), define quatro prioridades caso seja eleito: os transportes, a habitação, o investimento nas termas no Luso, muito importantes para o turismo, e a reabilitação da Mata do Buçaco.

PUBLICIDADE

João Marques destaca a necessidade de melhorar os transportes no concelho, com a criação de uma rede “que possibilite a deslocação de e para o concelho, onde estão instalados a maioria dos serviços”.

“Ao nível dos transportes nós temos lutado pela reposição da linha de comboio que faz a ligação da Pampilhosa à Figueira da Foz, que é estruturante quer para o concelho quer para a região da Mealhada até ao litoral”, disse o candidato da CDU à agência Lusa.

PUBLICIDADE

publicidade

Relativamente à habitação, defende a criação de um programa de reabilitação urbana a “preços que possibilitem a instalação de todas as faixas sociais”.

No que diz respeito ao turismo, João Marques afirma que deve ser feito um “reinvestimento no Luso”, essencialmente na área termal” e ainda uma “interligação com um trabalho de reabilitação da Mata do Buçaco”, que é gerida por uma fundação, deveria estar integrada nas estruturas centrais do Estado.

“Esta fundação tem impossibilitado durante todo este período um financiamento adequado a todo aquele espaço, e isso, tem criado problemas ao nível da manutenção, quer da parte natural, quer patrimonial. Há grandes problemas na limpeza da mata, mas também grandes problemas na manutenção e na reabilitação do património edificado”, sustentou.

O cabeça de lista pela CDU defende a certificação do leitão da Bairrada, que constituiria “uma forma não só de potenciarmos apenas um setor, os restaurantes, que têm uma grande importância económica na Mealhada e na região, mas também de potenciar uma agricultura agropecuária que podia ser desenvolvida pela força desta certificação”.

A Câmara Municipal da Mealhada é atualmente presidida por Rui Marqueiro (PS).

O atual executivo municipal é composto por quatro eleitos do PS e três da coligação “Juntos pelo Concelho da Mealhada”.

Para além de João Marques (CDU), são também candidatos à liderança do município da Mealhada Hugo Silva (PSD), António Franco (MI – Mais e Melhor) e Gonçalo Melo Lopes (BE).

As eleições autárquicas de 2021 estão marcadas para o dia 26 de setembro.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE