Educação

Alunos em isolamento que só façam exame na segunda fase podem concorrer à primeira

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 30-06-2021

Os alunos finalistas do secundário que só conseguirem ir a exame na segunda fase por estarem infetados com SARS-CoV-2 ou em isolamento profilático vão poder candidatar-se à primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior.

PUBLICIDADE

Em resposta à agência Lusa, o presidente da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES), António Fontaínhas Fernandes, esclareceu hoje que se mantêm as regras excecionais aplicadas no ano letivo 2019/2020, devido à pandemia da covid-19.

À semelhança do ano passado, os alunos que estiverem em confinamento obrigatório por estarem infetados com o coronavírus SARS-CoV-2 ou em isolamento profilático poderão realizar os exames finais nacionais do ensino secundário só na segunda fase.

PUBLICIDADE

No entanto, e ainda que o segundo período de exames decorra já depois de encerrado o primeiro momento para apresentarem as candidaturas ao ensino superior, os finalistas não serão prejudicados, podendo utilizar essas provas na primeira fase do concurso nacional de acesso.

De acordo com a deliberação da CNAES, essa candidatura carece, no entanto, “da respetiva validação por parte da Autoridade Nacional ou Regional de Saúde”.

PUBLICIDADE

publicidade

Além dos alunos diretamente afetados pela pandemia da covid-19, estas regras aplicam-se também àqueles que faltem à primeira fase dos exames “por terem sido afetados por graves motivos de saúde, designadamente intervenções cirúrgicas”.

A primeira fase dos exames nacionais arranca já na sexta-feira, com mais de 150 mil alunos inscritos e mais de 90 mil fazem provas para aceder ao ensino superior. A segunda fase decorre só em setembro, entre os dias 01 e 07.

O prazo de candidatura à primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior público decorre entre 7 e 23 de agosto.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE