Primeira Página

Saborear a Região de Coimbra em Boa Cama, Boa Mesa (com video)

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 28-06-2021

Veado com cogumelos, javali com castanhas, cabrito serrano ou chanfana foram algumas das especialidades gastronómicas que o Restaurante o Burgo deu hoje a degustar durante a apresentação da presença da Região de Coimbra no guia de lazer mais conhecido do país: o Boa Cama, Boa Mesa.

PUBLICIDADE

O almoço regional, com vinho da Quinta de Foz de Arouce, pontuou a sessão onde foram aflorados os temas mais prementes da retoma do turismo, neste caso muito centrado na vertente gastronómica e no âmbito da celebração da Coimbra Região Europeia de Gastronomia 2021.

É relevante a presença da Região de Coimbra neste “guia obrigatório que está em casa dos portugueses” disse o presidente do Turismo do Centro de Portugal. Pedro Machado destacou que a região está com boas perspetivas relativamente ao resto do ano, uma vez que a pandemia está mais controlada e que a sub-região tem já uma parte significativa da população vacinada,  o que confere alguma confiança aos agentes e aos turistas.

PUBLICIDADE

Para Luís Antunes “a gastronomia insere-se na estratégia da Lousã” que tem dois restaurantes dois restaurantes e dois alojamentos referenciados no guia. O presidente da Câmara realça que através da gastronomia, “as pessoas desfrutam da restante oferta de natureza” como as paisagens da Serra ou as praias fluviais.

É também à Lousã que estão ligados vários chefs e embaixadores da Coimbra Região Europeia de Gastronomia, refere o autarca citando a Chef Rita Oliveira, que apresentou duas criações, uma salgada outra doce, inspiradas nos produtos endógenos: um pastel em massa filo cm queijo Rabaçal e Mel Serra da Lousã e uma bolacha de mel e polén.

PUBLICIDADE

publicidade

Integrada na componente da oferta turística da Região de Coimbra com enfoque na gastronomia, a Comunidade Intermunicipal está a desenvolver um conjunto de medidas de capacitação e posicionamento dos agentes turísticos. Para Jorge Brito, secretário executivo da CIM Região de Coimbra, este programa europeu vem “posicionar os empresários da restauração e da hotelaria e dar-lhes as condições para recuperarem” os negócios da restauração, hotelaria e muitos outros ligados ao turismo dos dezanove municípios, desde as praias da Figueira da Foz ao interior junto à Serra da Estrela.

Jorge Brito realçou o “esforço de promoção dos atores públicos, que têm sempre a obrigação de trabalhar em rede e de criar um espírito para que os  empresários da região de Coimbra tenham condições referenciadas no relançar da economia. O projecto tem várias vertentes e uma delas é a questão do posicionamento perante os públicos  diferenciados da gastronomia”.

São 29 as propostas de restaurantes e 24 propostas de alojamento, entre hotéis e casas de alojamento na natureza, que a Região de Coimbra promove no guia Boa Cama, Boa Mesa, e que destaque o Sapientia Boutique Hotel e o Restaurante O Açude, ambos em Coimbra para começar pela cidade a maravilhar os sentidos de quem visita a região.

Veja o video do direto Notícias de Coimbra.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE